Assinar
Saúde

Depois dos excessos alimentares, saiba como recuperar o equilíbrio

Tem a noção de que comeu mais do que a conta nesta quadra festiva? Sente-se cansado, indisposto e com algumas dificuldades em dormir? Tem dores de cabeça e problemas digestivos?

Tem a noção de que comeu mais do que a conta nesta quadra festiva? Sente-se cansado, indisposto e com algumas dificuldades em dormir? Tem dores de cabeça e problemas digestivos?

Segundo Sónia Rodrigues, nutricionista no Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, estes podem ser sintomas de algum desequilíbrio do organismo provocado pelos excessos cometidos.

“Felizmente, o nosso organismo tem uma enorme capacidade de autorregeneração, eliminando naturalmente as toxinas acumuladas, que causam os tão indesejáveis efeitos”, adianta a especialista. Ainda assim, considera benéfico contribuir para acelerar esse processo iniciando tão cedo quanto possível uma desintoxicação, através do reforço de alguns nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras.

“Na prática, é importante consumir três peças de fruta por dia (sendo que uma delas deverá ser um citrino, pela sua riqueza em fibra e vitamina C), sopa de legumes duas vezes por dia, salada ou legumes duas vezes por dia e ainda aumentar o consumo de cereais integrais e de leguminosas, por serem ricos em fibras”, aconselha Sónia Rodrigues, que discorda das dietas demasiado drásticas baseadas em chás, sumos e sopas.

“Ao contrário de outros profissionais, eu não recomendo a ninguém uma desintoxicação composta exclusivamente por chás ou tisanas e por sumos ou batidos de frutas ou legumes”, acrescenta, por considerar tratar-se de “uma alimentação incompleta, à qual faltam vários nutrientes”.

(Notícia publicada na 3 de janeiro de 2013)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados