Assinar
Cultura

Miúdos e graúdos convidados a fazer música no Gamelão de Porcelana e Cristal no m|i|mo

O Orfeão de Leiria vai organizar um conjunto de workshops para permitir aos mais novos e aos adultos experimentar e fazer música com o Gamelão de Porcelana e Cristal, que está instalado no m|i|mo, em Leiria.

O Orfeão de Leiria vai organizar um conjunto de workshops que vão permitir aos mais novos e aos adultos experimentar e fazer música com o Gamelão de Porcelana e Cristal, que está instalado no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.

Gamelão inclui peças de faiança, cristal e grés (fotografia: Joaquim Dâmaso)
O conservatório vai levar a efeito um conjunto de concertos e workshops que vão permitir ao público soltar a imaginação e puxar pelo ritmo.
Durante os dias úteis, o instrumento gigante estará reservado para as escolas, em sessões para crianças e jovens se expressarem musicalmente. Aos fins de semana também o público adulto pode dar asas à imaginação, em workshops destinados às famílias e não só.

As atividades começam já no dia 7 de janeiro, e acontecem todas as segundas, quartas e sábados, sendo que cada dia contará com dois workshops, um a iniciar às 10h00 e outro às 11h15.

As sessões de segunda e quarta-feira são especialmente desenhadas para crianças, e as de sábado para famílias, ou seja, crianças acompanhadas pelo pai, pela mãe, por ambos, ou por outro adulto.

Os workshops, com capacidade média para 20 pessoas, terão um custo de 2,5 euros por pessoa, e serão ministrados pelo professor da Escola de Música do Orfeão de Leiria, Joaquim Branco.

A experimentação e a mistura de sonoridades e tecnologias estarão também em destaque nos concertos programados para os próximos meses: “Porcelana, Cristais e Sopros”, “Porcelanas, Cristais e Cordas” e “Porcelana, Cristais e Bites”

“O Gamelão tem um ritmo envolvente, sons cristalinos, límpidos, agudos e graves, e pode ser tocado por uma multidão, que, coordenada, faz música com os mais elementares sons do universo”, salienta Joaquim Branco, acrescentando que “o que é interessante e desafiante neste instrumento é que, mesmo sem preparação, é possível as pessoas expressarem-se musicalmente, sozinhas ou em grupo, desde crianças a adultos. É, de facto, um instrumento único”.

O Gamelão de Porcelana e Cristal é, em simultâneo, um instrumento musical, obra de arte e peça de design, e está instalado na Galeria de Exposições Temporárias do m|i|mo, ocupando a quase totalidade desse espaço.

O instrumento, composto por por peças de faiança, cristal e grés, está em Leiria no âmbito de uma parceria entre o Orfeão de Leiria e a Companhia de Música Teatral.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados