Assinar Edições Digitais
Desporto

Onda da Nazaré volta a entrar para Billabong XXL Global Big Wave Awards (vídeo)

A Praia do Norte volta a integrar o lote das maiores ondas do mundo, com uma onda surfada por Shane Dorian e registada por um fotógrafo da Marinha Grande

Em 2011 foi a onda de Garett McNamara considerada como a maior onda de sempre já surfada e recorde do Guinness, ser uma das escolhidas para os “óscares” do surf mundial: Billabong XXL Global Big Wave Awards.

Este ano, a Nazaré, mais concretamente as ondas da Praia do Norte, volta a integrar o lote das melhores do mundo.

O surfista envolvido, desta vez, é  Shane Dorian, que surfou uma onda “gigante”, apenas com o recurso dos seus braços.

Shane Dorian, um experiente aventureiro em ondas gigantes, tem a particularidade de surfar ondas gigantes sem um colete salva vidas, pois recentemente ajudou a marca que o patrocina a desenvolver um fato que contém uma espécie de airbag nas costas que é insuflado pelo surfista quando este sente que está n

Shane Dorian atreveu-se nas ondas da Praia do Norte (Foto: Wilson Ribeiro)

uma situação perigosa debaixo de água. Veio a Portugal para tentar apanhar as maiores ondas que conseguisse apenas a remar.

Outra das curiosidades da fotografia do concurso de 2013 comparada com a do ano passado está relacionada com o autor da fotografia. Wilson Ribeiro, fotográfo da Marinha Grande,  registou o momento no passado dia 11, tal como fez com McNamara, em novembro de 2012.

Os premiados do Billabong XXL Global Big Wave Awards serão divulgados no mês de maio, numa gala em Los Angeles (EUA).