Assinar
Desporto

Um olhar pelo desporto: Domingos Boiça analisa o melhor, o pior e as surpresas no futsal

Tem 43 anos, é dirigente desportivo e treinador da equipa júnior feminina e da equipa juvenil masculina da ACRD Louriçal. Aceitou o desafio do REGIÃO DE LEIRIA para responder a algumas questões sobre futsal, na primeira metade da época

Tem 43 anos, é dirigente desportivo e treinador da equipa júnior feminina e da equipa juvenil masculina da ACRD Louriçal. Aceitou o desafio do REGIÃO DE LEIRIA para responder a algumas questões sobre futsal.

REGIÃO DE LEIRIA – Que acontecimento desportivo, envolvendo equipas ou atletas da região, destaca em 2012?

Equipa júnior feminina da ACRD Louriçal, com Domingos Boiça no canto inferior esquerdo

Domingos Boiça – Destaco todo o trabalho realizado por parte da Associação de Futebol de Leiria com a criação da seleção distrital de futsal feminina e a participação  no torneio  inter-associações que decorreu no passado mês de Setembro onde a Associação de Leiria chegou às meias finais. Destaco ainda a criação da seleção sub-19 masculinos. É sempre um incentivo para os atletas que praticam futsal na região.

Até á paragem dos campeonatos no Natal, qual foi a maior surpresa?
Penso que ninguém esperava que a equipa da ACRD Louriçal, em seniores femininos, chegasse ao natal em segundo lugar e apenas com uma derrota. No futsal masculino, destaco as equipas mais a norte: Garecus-Santiais e Silveirinha, que estão a fazer um excelente campeonato em ano de subida.

Quem foi a revelação nos campeonatos seniores?
Margarida Marques “Pisco” foi considerada a melhor jogadora de futsal da época passada e foi chamada à seleção A de futebol 11 na presente época, e como equipa sénior, a Golpilheira, em seniores femininos, que continua sem derrotas e apenas com três golos sofridos.

E na formação? Quem aprendeu a melhor lição até agora?
A destacar os juvenis do Núcleo Sportinguista de Leiria, equipa praticamente nova e no entanto estão a fazer um campeonato excelente.

Quem se destacou pela positiva? Que nota de 0 a 20 daria?
Pela positiva como já referi a criação das diversas seleções distritais, a feminina, sub-19 masculinos e mais recentemente a de sub-15 masculinos, com nota 15.

Quem se destacou pela negativa? Que nota de 0 a 20 daria?
Pela negativa, a falta de apoio de algumas entidades competentes, públicas e locais, aos clubes e equipas de futsal, com nota 5.

Chegar a esta altura do campeonato em primeiro lugar é um bom presságio para o resto da época ou ainda é preciso correr muito atrás da bola?
Psicologicamente  e emocionalmente é muito importante no virar do campeonato estar colocado em primeiro lugar, no entanto, o futsal é cheio de surpresas, é preciso ter os pés bem assentes na terra e correr muito atrás da bola.

Quem é um sério candidato ao título nos distritais? E nos nacionais?
O Sporting Clube de Portugal é forte candidato ao título de Campeão Nacional. A nível regional e no futsal masculino penso ser ainda prematuro avançar com nomes. No feminino, sem dúvida, mais uma vez a Golpiheira irá representar  Leiria na Taça Nacional.

Se tivesse que fazer uma aposta que valesse algum lucro, em quem depositaria as suas economias em 2013?
Estamos numa situação económica muito complicada para fazer apostas…..

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados