Assinar Edições Digitais
Sociedade

XX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental debatem em Leiria alterações climáticas

As XX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental arrancam amanhã, quinta-feira, propondo, em Leiria, três dias de divulgação de estudos e investigações nos domínios da educação ambiental e sustentabilidade, promovendo ainda a troca de experiências.

Segundo a organização, esta edição das jornadas pretende dar a conhecer as implicações das alterações climáticas na sustentabilidade local e global, além de promover parcerias de desenvolvimento local.

A cerimónia de abertura é no Teatro Miguel Franco, às 9h30. O evento é uma organização conjunta da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e da Câmara de Leiria.

Paralelamente às conferências e grupos de trabalho, cuja participação envolve a inscrição nas jornadas, existe um conjunto de atividades abertas ao público em geral.

No primeiro dia, amanhã, 17 de janeiro, no átrio do Mercado Sant`Ana, entre as 16 e as 20h30, há várias atividades, como as oficinas “Gastronomia ecológica”, pela Escola Profissional de Leiria; “Cuidados básicos de saúde, através das plantas”, por Fernanda Botelho; “Sombras”, por Fernanda Dias; “Do almofariz à tela”, por Telma Fontes e Vânia Carvalho; e “Modelação de plástico”, por Susana Ventura. Amanhã decorrerão ainda mais duas oficinas: “Energias renováveis”, a cargo da Enerdura, e “Reutilização de materiais”, pela Valorlis.

Ao mesmo tempo, neste espaço, ocorrerá a feira de trocas, com o projeto “Leve um livro, deixe um livro”, bem como a demonstração e venda de artesanato, livros e produtos biológicos, entre as 16 e as 20 horas.

No auditório do Espaço + Jovem (Mercado Sant`Ana), entre as 16 e as 17h30, passam os filmes “Quem se importa” e “A raiva dos bosques”. A partir das 18h30, no Teatro Miguel Franco, é apresentado o filme vencedor do Grande Prémio de Ambiente do Cine `Eco 2012 “Neve em silêncio – A intoxicação invisível do Ártico”, comentado por Mário Branquinho. A entrada é gratuita.

Sexta-feira, 18 de janeiro, no Teatro Miguel Franco tem lugar a conferência inaugural, subordinada ao tema “Cooperação pela água – Perspetivas para o futuro”, que tem como oradores Manuel Lacerda, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, e Filipa Alves, da Simlis.

Às 11h45, tem início a mesa redonda “A cooperação e o empreendedorismo socioambiental na construção de sociedades sustentáveis” e, a partir das 15 horas, têm lugar diversas oficinas em vários espaços da cidade.

Neste dia, as mostras ambientais e a demonstração e venda de artesanato, livros e produtos ambientais, no átrio do Mercado Sant`Ana, decorrem das 11 às 20h30. Às 22h30, na Igreja do Convento da Portela, realiza-se o “Concerto para olhos vendados”, com Luís Antero, onde o público tem de estar de olhos vendados, “viajando” pela paisagem sonora criada ao vivo e em tempo real, a partir de sons captados na cidade.

No último dia (19), os participantes serão distribuídos por seis grupos de trabalho, subordinados a diversos temas e espaços.

 

Para mais informação, consulte o programa:


* A Câmara Municipal de Leiria informa que a festa de despedida das XX Jornadas pedagógicas de Educação Ambiental, com danças europeias, em colaboração com o Grupo Paço da Rainha de Leiria, que estava prevista para o dia 19 de janeiro, pelas 19h30, no Teatro Miguel Franco, não se realizará por impedimentos profissionais das monitoras daquelas danças.