Assinar

Gastão Neves será o candidato do PSD à Câmara de Leiria

O atual vereador da oposição na autarquia é o nome indicado pela concelhia social democrata para Leiria. O nome do candidato será apresentado amanhã, na assembleia de militantes do partido

Gastão Neves, vereador da Câmara de Leiria, é o nome indicado pela concelhia do PSD para Leiria. O nome do candidato será apresentado amanhã, na assembleia de militantes do partido.

A decisão foi tomada ontem à noite pela secção concelhia do partido, por unanimidade, apurou o REGIÃO DE LEIRIA. Nenhum dos responsáveis contactados quis contudo confirmar o nome escolhido. Jorge Carreira, vice-presidente da secção, adiantou apenas que uma decisão foi tomada e que será posteriormente submetida à apreciação da estrutura distrital.

Remetendo mais comentários para depois da assembleia de militantes, Jaime Manso, também vice-presidente da concelhia, referiu, por sua vez, ter sido “encontrado o candidato [à câmara] e que a pessoa já aceitou”.

Gastão Neves, advogado de profissão, não confirmou nem desmentiu. “Será comunicado em tempo oportuno”, disse ao REGIÃO DE LEIRIA, frisando que o anúncio do candidato do PSD cabe à concelhia.

Apesar das várias tentativas, o REGIÃO DE LEIRIA não conseguiu contactar Álvaro Madureira, presidente da secção de Leiria.

Já Fernando Costa, presidente da Comissão Política Distrital do partido, reagiu positivamente à notícia manifestando o seu apoio. “A ser verdade, uma vez que não foi ainda comunicado oficialmente, acho que é uma boa escolha”.  O dirigente disse “esperar o melhor resultado [dessa decisão]”, que “terá o apoio da distrital sem reservas”.

“A candidatura de Gastão Neves tem a virtude de poder unir o partido e ter o apoio da comissão política e da representação do PSD na Câmara”, acrescentou, considerando ainda que este será “um bom ponto de partida” para as eleições autárquicas.

O processo, notou, seguirá os trâmites normais da apreciação da proposta da concelhia, primeiro pela distrital e depois pela nacional, devendo ficar encerrado até final de março.

O nome de Gastão Neves, que assumiu o lugar de vereador na Câmara de Leiria em maio do ano passado, suscitou contudo surpresa entre alguns militantes.

Francisco Marques, que, em julho de 2011, se demitiu da vice-presidência da concelhia do PSD , afirmou-se surpreendido. “Não estava à espera desse nome”, admitiu, sublinhando que, no último plenário de militantes, “não houve qualquer indícios sobre a orientação a seguir pela comissão”.

João Costa, que também abandonou o cargo de vice-presidente da secção em julho de 2011, apenas adiantou que ficará “mais descansado se, de uma vez por todas, forem retirados de cima da mesa nomes de fora de Leiria e se o candidato for de Leiria”.

João Cunha, que concorreu contra Álvaro Madureira, nas últimas eleições para a concelhia do PSD, e José Benzinho, vereador do PSD na Câmara de Leiria, preferiram  não comentar para já o nome avançado, esperando a confirmação no plenário a realizar amanhã.

Natural de Monte Real, onde tem escritório, Gastão Neves tem 47 anos, é casado e tem dois filhos. Assumiu o cargo de vereador da Câmara de Leiria em maio de 2012 após a suspensão de mandato de Filipa Alves. Integrou a candidatura do PSD à Câmara de Leiria em 2009, em nono lugar na lista liderada por Isabel Damasceno.

Na altura Gastão Neves integrava o escritório de advogados de Teófilo Santos, então diretor  de campanha do PSD e atual vice-presidente da Comissão Distrital do partido.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.