Assinar
Sociedade

Casos de idosos sem apoio ou alvo de abusos podem ser denunciados à Câmara de Leiria

Qualquer informação ou denúncia relativas a idosos em situação de isolamento, negligenciados, vítimas de abusos ou maus tratos podem ser transmitidas à Câmara de Leiria, através do Gabinete de Atendimento Social.

Qualquer informação ou denúncia relativas a idosos em situação de isolamento, negligenciados, vítimas de abusos ou maus tratos podem ser transmitidas à Câmara de Leiria, através do Gabinete de Atendimento Social.

Os casos reportados serão identificados e acompanhados por uma equipa técnica, constituída no âmbito do  Conselho Local de Ação Social de Leiria. A equipa assume ainda a responsabilidade de propor soluções para cada situação, podendo as respostas ser prestadas por  uma ou várias entidades parceiras deste projeto.

Qualquer uma das soluções só poderá ser adotada com permissão dos idosos, adianta a autarquia, em comunicado..

A equipa técnica de apoio a idosos em situação de isolamento social conta com representantes do município de Leiria, Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral/Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, Centro Distrital de Leiria de Segurança Social, Centros de Dia – Centro de Assistência Social e Paroquial de Carvide, Serviços de Apoio Domiciliário – Associação de Desenvolvimento e Bem Estar da Barreira (ADESBA),  Lares de Idosos – Academia Cultural e Social da Maceira, PSP e GNR.

“A identidade do denunciante será preservada, se for essa a sua vontade”, informa Lurdes Machado, presidente do Conselho Local de Ação Social de Leiria e vereadora da Ação Social do Município de Leiria, lançando o apelo aos munícipes para ajudar a identificar situações de risco.

Lurdes Machado explica que a centralização das denúncias no Gabinete de Atendimento Social do Município de Leiria vai permitir que haja um conhecimento e coordenação de todas as situações, assim como uma intervenção multidisciplinar. “Até agora, cada entidade atuava por si. Agora, logo que seja sinalizada uma situação anómala será elaborado um diagnóstico e será dada uma resposta mais ajustada e eficaz”, refere.

O Gabinete de Atendimento Social do Município de Leiria funciona das 9 às 16h30. Em alternativa, os cidadãos podem utilizar o telefone 244 839 684 ou o email accao.social@cm-leiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados