Assinar
Desporto

Ludo Apta: a experiência do desporto aplicado a toda a sociedade

Dezenas de pessoas dedicaram a tarde de sábado a experimentar diferentes modalidades em desporto adaptado e não adaptado. Um desafio da Oásis (fotogaleria)

Habituados a driblar e encestar a bola no cesto, atletas do Núcleo Sportinguista de Leiria foram desafiados a jogar basquetebol sentados em cadeiras de rodas adaptadas. Com a ajuda preciosa da equipa de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), aprenderam a jogar, ao mesmo tempo que se deslocavam, giravam a cadeira e transportavam a bola. Na outra ponta do campo, o Ateneu Desportivo de Leiria convidava os jovens da Cercipom a experimentar o trampolim. Pé ante pé, um ligeiro balanço e depois a aventura do primeiro salto.

Foi assim, sábado à tarde, na terceira edição do Ludo Apta – Integração pelo desporto. Quem passou no relvado do estádio de Leiria assistiu a uma mega demonstração desportiva de modalidades adaptadas e não adaptadas. A experiência conquistou utentes de várias instituições da região, e não só, e despertou sorrisos a todos os que experimentaram: experientes desportistas, professores, pais ou crianças sem hábitos desportivos frequentes.

“Queremos promover e sensibilizar para o desporto como forma de inclusão das pessoas com deficiência. Muitas vezes não é necessário adaptar o desporto para que a pessoa com deficiência pratique. É preciso que vá e se sinta bem”, explica Rita Marcelino, técnica de reabilitação e inserção social da Oásis.

Leia a reportagem na íntegra na edição de 24 de abril de 2013.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados