Assinar
Cultura

Recorde as “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal” numa exposição em Leiria

Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, mais de 5.500 crianças austríacas foram acolhidas por famílias portuguesas no âmbito de uma ação da Cáritas.

Para essas crianças, as “Crianças Cáritas”, a experiência de paz e relativo bem-estar foi marcante, e é motivo da maior gratidão até aos dias de hoje.

Os contactos calorosos entre as “Crianças Cáritas”, entretanto adultas, e as suas famílias portuguesas perduram ao longo das décadas e das gerações, constituindo uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal.

Recordando essa história com final feliz, as instituições Cáritas da Áustria e de Portugal e a Embaixada da Áustria em Lisboa decidiram reavivar a memória do espírito de ajuda e expressar a Portugal um gesto simbólico de agradecimento a essas crianças que sofreram com os efeitos do conflito mundial.

Para isso, a Embaixada da Áustria organizou uma exposição itinerante que retracta a história de muitas das crianças austríacas acolhidas em Portugal. A Leiria, a exposição chega pela mão da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, com inauguração agendada para esta sexta-feira, 17 de maio, podendo ser vista no posto de turismo da Região de Leiria-Fátima até dia 24.

O horário de visita é  das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados