Assinar
Cultura

Arte vai chegar às rotundas e à população de uma Maceira inspirada

Esculturas vão nascer nas rotundas da Maceira, em Leiria, e todos vão poder ter aulas de pintura ou escultura no recém inaugurado Centro de Artes e Cultura.

Cem peças de aço vão formar o impressionante dodecaedro de Platão com quatro metros de diâmetro que, em breve, dará as boas-vindas a quem chega à Maceira.

A escultura do arquiteto Jorge Francisco nascerá na chamada “rotunda do Intermarché” e simboliza simultaneamente o universo e o novo Centro de Artes e Cultura (CAC), inaugurado em maio.

Outra escultura, com garrafeiras de tijolo empilhadas, homenageará empreendedores e indústrias da freguesia na rotunda da estrada para a Marinha Grande. Outras duas rotundas receberão intervenções originais, explica o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Santos.

Estas apostas artísticas surgem no âmbito do CAC, atualmente instalado na Escola Básica nº2 para formar e inspirar a freguesia. O edifício, cheio de história, acolhe exposições e aulas de escultura e pintura, abertas a todos.

“Tudo isto está englobado num plano de sustentabilidade da região e pode dar frutos a médio prazo”, nota Vítor Santos, que pretende envolver a população e comunidade escolar, promovendo as artes e os produtos locais.

Depois de alguns anos em Lisboa, o arquiteto Jorge Francisco assina a intervenção nas rotundas e o lançamento do CAC, que “pisca o olho” à dança, teatro, cinema e outras artes. “Chamo a este projeto ‘Viver Maceira’, porque a ideia é as pessoas viverem num contexto de felicidade”.

Para isso, é preciso ajudar a “perceber de onde vimos”, porque “só somos cidadãos do mundo se formos primeiro cidadãos do local onde nascemos”.

A aposta no CAC é, assim, dar expressão “ao que foram os grandes valores da Maceira, projetando-os num contexto contemporâneo, numa interação com as artes”.

(Notícia publicada na edição de 30 de maio de 2013)

ML

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.