Assinar
Mercado

Conheça os negócios que mais crescem no distrito de Leiria

Estudo identifica 53 casos de organizações jovens na região centro com elevado crescimento da faturação. Nasceram depois de 2003 e têm mantido o ritmo. São as Empresas Gazela.

São uma espécie de agulha no palheiro: empresas jovens e com elevados ritmos de crescimento, capazes de se afirmar pela diferença, competitivas e geradoras de sucesso a um ritmo acelerado. De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o conceito aplica-se a 53 empresas na região, que justificam o título de gazela. O maior número encontra-se no concelho de Leiria.

A marca Panetto vale 5.500 pães por dia e está nas maiores cadeias de distribuição (fotografia: Joaquim Dâmaso)

É a primeira vez que a CCDRC realiza este levantamento. Os critérios são claros: empresas nascidas a partir de 2003; faturação igual ou superior a 500 mil euros no ano de 2011; pelo menos 10 trabalhadores; crescimentos do volume de negócios superiores a 20% ao ano em 2009, 2010 e 2011.

No distrito de Leiria há 15 empresas gazela. Incluindo a Fopelda, que detém a marca Panetto. Nascida em plena crise (2008), está à beira de entrar no mercado da Polónia com o Grupo Jerónimo Martins. A empresa de Leiria inovou no negócio da panificação industrial, ao especia­lizar-se em pão de forma no segmento da comida saudável.

Com capacidade para produzir 5.500 pães por dia, a Fopelda fornece todas as grandes cadeias de supermercados e hipermercados em Portugal, exceto o Grupo Sonae. Faturou milhão e meio de euros no ano passado, um crescimento de 60%. E espera chegar aos 2,5 milhões de euros em 2013.

O que explica estes resultados? Segundo Paulo Carvalho, administrador da Fopelda, há uma combinação de fatores em que o mais importante é o esforço.

“É o produto de muito trabalho, não só da administração como de uma equipa bastante dinâmica”, afirma. Depois, vale a capacidade de inovar. “A economia mudou e a sociedade mudou, mas alguns empresários recusam a mudança”, observa Paulo Carvalho.

“A grande diferença é que não temos concorrência neste segmento. Temos produtos que não existiam no mercado”, completa.

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

Leia a reportagem na íntegra na edição de 23 de maio de 2013.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados