Assinar
Mercado

MercaBIO leva produtos biológicos porta a porta

Todas as quintas-feiras, faça chuva ou faça sol, os produtos biológicos da MercaBIO chegam à porta dos clientes. O novo serviço de entregas casa a casa está a funcionar em cinco concelhos

Todas as quintas-feiras, faça chuva ou faça sol, os produtos biológicos da MercaBIO chegam à porta dos clientes. O novo serviço de entregas casa a casa está a funcionar em cinco concelhos desde há três meses e pretende fornecer todos os bens que não podem faltar numa dispensa amiga do ambiente. Não só as hortícolas e a fruta da época, mas também os laticínios, as massas e até chocolates. 

Joana Cartaxo e António Marques da Cruz (Foto: Joaquim Dâmaso)

Baseada na Quinta da Serradinha, arredores de Leiria, a MercaBIO é uma ideia de António Marques da Cruz e Joana Cartaxo, que trabalham em parceria com vários produtores certificados. Querem assegurar um serviço “o mais personalizado possível” e encher mesas com “os sabores de antigamente”.

Os promotores da MercaBIO acreditam que há hoje “maior conhecimento e apetência pelo consumo” de alimentos oriundos de produção biológica, em que não são usados químicos de síntese, fruto de uma crescente “consicência ambiental”. Por outro lado, salientam, “a crise leva as pessoas a darem mais importância ao made in Portugal, às comunidades locais e à criação de emprego”. E a compra aos produtores ligados à MercaBIO dá resposta a estas preocupações.

Com pouco tempo vida, o projeto soma já um número razoável de aderentes e chega também a algumas empresas da região. Opera sobretudo através do Facebook e do correio eletrónico, fora as entregas, que são sempre feitas pessoalmente para facilitar o dia a dia dos clientes.

Com o objetivo de atrair mais produtores e consumidores a este mercado virtual biológico, a MercaBIO opera com margens reduzidas e os promotores esperam otimizar o negócio e a distribuição à medida que crescer o número de encomendas. Com preços semelhantes aos das mercearias de bairro, às vezes mais altos que a grande distribuição, outras mais baixos, António e Joana não têm dúvidas: comer biológico “fica mais barato na farmácia”.

Como fazer
Lista – Tipicamente, a lista de produtos disponíveis para cada semana segue por email da MercaBIO para os clientes, às sextas-feiras. É costume haver novidades e promoções e até dicas de culinária, entre outras. Para ser incluído, basta contactar a empresa através do Facebook.

Encomendas – Até terça-feira à meia-noite, a encomenda deve seguir do cliente para a MercaBIO, também por email, com indicação da hora preferida para receber os artigos. O valor mínimo é de 20 euros, mas podem associar-se vários consumidores (amigos, vizinhos ou familiares, por exemplo).

Entregas – É a partir da Quinta da Serradinha que são expedidas as encomendas, todas as quintas-feiras. Entregas porta a porta em casa dos clientes entre as 17 e as 21 horas, gratuitas para os concelhos de Leiria, Marinha Grande e Batalha.

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados