Assinar
Cantinho dos Bichos

Prurido ou desequilíbrio podem ser sintomas de otites nos animais

Cumprir a prescrição do médico veterinário à risca e sem interrupções pode evitar o agravamento ou reaparecimento da inflamação no animal

O seu cão sacode demasiado a cabeça, passa o dia a co­çar-se e exibe uma inclinação persistente da cabeça para um dos lados. Pode estar com uma otite.

Os sintomas são característicos da inflamação e devem ser tratados de imediato, para evitar consequências relacionadas com a perda de audição definitiva ou o equilíbrio.

“As otites externas estão associadas a várias causas e podem estar presentes de forma combinada desencadeando um processo inflamatório no canal auditivo [do animal]. As principais divi­dem-se em hipersensibilidades cutâneas, que incluem a atopia, alergias alimentares e reações de irritação local; ectoparasitas como é o caso dos ácaros e a presença de corpos estranhos como são as praganas – estamos na época delas – ou qualquer outro objeto que se aloje no canal auditivo externo. Estão também descritas outras causas menos frequentes relacionadas com distúrbios hormonais e doenças autoimunes”, explica Diana Rodrigues, médica veterinária na Clínica Veterinária dos Milagres. Por exemplo, nos animais com orelhas pendentes a ocorrência de otites por questões anatómicas é maior, diz.

Informação a reter é que “as otites devem ser tratadas antes que entrem num ciclo vicioso”, onde a inflamação acaba por agravar ainda mais a otite. Assim, a higiene externa dos ouvidos com produtos próprios e compressas, e nunca com recurso a cotonetes, é a escolha acertada. Também à hora do banho, evitando o contacto de água com os ouvidos, deve ser tida em atenção, aconselha.

“É de extrema importância cumprir à risca e sem interrupções o tratamento prescrito pelo veterinário. Caso o tratamento inicial não seja cumprido e completado devidamente incorre-se no risco de agravamento crónico, recidiva e desenvolvimento de bactérias multirresistentes”, salienta Diana Rodrigues.

Aparentemente inofensivas, as otites podem tornar-se numa valente dor de cabeça para cães e donos, pelo que um olhar mais atento pode evitar males maiores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.