Assinar
Autárquicas 2013

Bloco de Esquerda propõe referendo sobre futuro do Estádio de Leiria

E se fosse a população a decidir o que fazer com o Estádio de Leiria? Essa a principal proposta do Bloco de Esquerda para as próximas eleições autárquicas. Leia aqui o programa na íntegra.

E se fosse a população a decidir o que fazer com o Estádio de Leiria? Essa a principal proposta do Bloco de Esquerda (BE) para as próximas eleições autárquicas, procurando resposta para um problema que classifica como “absurdo”, “surrealista” e “socialmente estéril”.

Sem TítuloA candidatura do BE a Leiria, liderada por José Peixoto – tem como número 2 o professor e artista plástico João dos Santos -, propõe um referendo local para ouvir a população sobre o futuro do estádio, que implicou custos “de cerca de 83 milhões de euros” e que consome “cerca de 8% do orçamento camarário”.

O mandatário, Andrezj Kowalski, diz que destruir o estádio “até pode ser construtivo”, e por isso o BE volta a assumir-se como pro-desmantelamento. Mas o cabeça-de-lista, José Peixoto, até preferia que a herança do Euro 2004 ficasse ao abandono, “sem se gastar mais um tostão”, servindo assim de “monumento à megalomania”. Alternativas como a utilização multiusos ou aproveitamento para investigação científica terão “implicações financeiras mais graves” mas, sublinha, “têm de ser os leirienses a decidir”. De parte está privatização: “Somos completamente contra”.

O BE aposta forte no envolvimento dos cidadãos e promete para Leiria o lançamento do Orçamento Participativo e a utilização de outros instrumentos, como a petição popular, a consulta pública e o referido referendo local, que pretende utilizar também a propósito da a fusão de freguesias. “Queremos dar mais voz aos cidadãos, sempre”, promete José Peixoto.

O BE opõe-se à privatização da água e conta nas suas fileiras com Rui Crespo, da associação de defesa da Ribeira dos Milagres, “ a única que se tem batido pela despoluição do rio Lis com muita coragem”, um problema que é “uma autêntica vergonha para o poder local”.

Às juntas de Leiria, o BE candidata Cátia Bisca a Leiria/Pousos/Barreira/Cortes, Susana Henriques a Maceira, Ana Boaventura a Marrazes/Barosa, e Sérgio Bernardo a Parceiros/Azoia. As listas definitivas serão divulgadas amanhã.

(Notícia publicada na edição de 18 de julho de 2013)

Programa do Bloco de Esquerda para Leiria:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados