É o momento mais alto desde a fundação: a Academia Annarella regressou de Bruxelas com um segundo lugar entre as 70 escolas europeias que competiram no Youth America Grand Prix (YAGP), incluindo o Conservatório Nacional, de Lisboa.

Participantes no YAGP Bruxelas 2013
Viagem à Bélgica recheada de sucesso para a Academia Annarella

“É o concurso de dança mais importante e reconhecido do mundo. É uma emoção muito grande para mim”, reconhece Annarella Sanchez, a cubana responsável pela academia que surpreendeu na Bélgica. “É o maior reconhecimento em 17 anos de trabalho em Portugal”.

Todos os 16 bailarinos da academia (entre os 9 e 13 anos) que estiveram em Bruxelas, e dançaram entre centena e meia de concorrentes, garantiram o apuramento para a final do YAGP, em Nova Iorque, em abril de 2014, consequência do elevado nível demonstrado no concurso.

Quatro alunos, Laura Viola, Sofia Silva, António Casalinho e Francisco Gomes, terminaram no top 12, garantindo acesso direto à final de Nova Iorque. Melhor ainda fez João Gomes, que ficou no top 6, apurando-se também diretamente.

Notas especiais para o terceiro lugar de Sofia Silva em júnior contemporâneo e para Francisco Gomes, segundo em pré-competitive clássico, a quem foi atribuída uma bolsa de estudo na JKO School – American Ballet Theatre, por ter sido considerado “jovem promissor”.Destaque também para o primeiro lugar em pré-competitive clássico de António Casalinho e para Sara Amoroso, convidada a frequentar um curso intensivo durante a final nos Estados Unidos da América.

Além disso, todas as cinco coreografias de grupo foram apuradas para a final de Nova Iorque.

O Youth America Grand Prix é considerada a maior competição de ballet jovem (dos 9 aos 19 anos) do mundo, atribuindo cerca de 200 mil euros em bolsas de estudo às principais escolas de dança. As semifinais acontecem na Argentina, México, Brasil, Europa e Japão e a final em Nova Iorque.

Resultados:

– Prémio de 2ª Melhor Escola (num total de 70 escolas e conservatórios de toda a Europa)

– Quatro alunos classificados no top 12: Laura Viola, Sofia Silva, Antóno Casalinho e Francisco Gomes

– Um aluno classificado no top 6: João Gomes

– 3º lugar júnior contemporâneo: Sofia Silva

– 2º lugar pré-competitive clássico: Francisco Gomes

– 1º lugar lugar pré-competitive clássico: António Casalinho

– Todas as cinco coreografias de grupo com mais de 94 pontos, apuradas para a final de Nova Iorque

Outros vídeos de entrega dos prémios: