Assinar
Cantinho dos Bichos

Furões: “Crianças pequenas” que só querem brincadeira e atenção

Pequenos, rápidos e enérgicos, começam a ganhar “terreno” como animais domésticos. A interação com os donos é a mais valia, mas há cuidados que se devem tomar antes de escolher um furão para animar o seu dia

Há os cães, os gatos e depois há os furões. Animais pequeninos, muito brincalhões e sociáveis. Começa a ser frequente vê-los como um animal doméstico, mas a sua presença requer alguns cuidados.

Nova imagem (1)Telma Mendes, de Leiria, tem quatro exemplares: Flicka (2 anos), Lyria (6 meses), Tufão (um ano e 3 meses) e Balu (6 meses). E os cuidados, apesar de simples, são diários: “O furão requer uma gaiola com espaço, deve conter comida e água fresca diariamente, ter um wc para as necessidades, algumas brincadeiras com movimento e barulho, túneis de tecido e uma mantinha para seu aconchego”, explica.

O primeiro contacto com o pequeno animal, de corpo alongado e focinho em cunha, com dentes afiados, aconteceu numa exposição. “Ficamos tão fascinados que depois de muita pesquisa, decidimos comprar o nosso primeiro furão, a Flicka”, conta.

Regra geral, os furões, também conhecidos como turão e utilizados durante anos na caça, passam boa parte do tempo a dormir, aproveitando a presença dos donos para interagir.

“Conservam toda a energia para os momentos de interação com os donos. São muito brincalhões e sociáveis, desde que ensinados de pequenos, são muito fieis. E adoram crianças, uma vez que eles próprios são crianças pequenas que só querem brincadeira e atenção”, explica Telma Mendes.

À semelhança dos felinos e cães, a vacinação e o microchip são obrigatórios, e se viajar com o animal deve levar o registo, quer o transporte com trela ou numa box. Telma Mendes prefere as transportadoras. Menciona que são animais “um pouco propícios a otites”, raiva e esgana, e os cuidados de higiene requerem também o corte de unhas, limpeza de ouvidos, escovagem do pelo, que muda duas vezes por ano, e um banho ocasionalmente.

O furão tem um odor característico, para manter outros furões afastados, mas o banho não elimina o cheiro, apenas ajuda na higiene do animal.

Para Telma Mendes, que está satisfeita com a sua escolha, é fundamental ter conhecimento das características dos furões, para perceber as suas necessidades. “Ter um furão é tão comum como ter um cão ou gato. O importante é ter o conhecimento necessário para ter um animal feliz e saudável”, conclui.

Ágil e rápido

Nome científico: Mustela putorius furo

Preço varia entre 40 e 200 euros, segundo a cor, idade, sexo, altura do ano, …

Espécies: albino, branco e olhos vermelhos; sable, pelo branco e preto e de olhos escuros; silver, pelo cinza e olhos escuros; chocolate; champagne, castanho claro e olhos cor de vinho; e branco stripe, branco e uma faixa negra no dorso

Documentação: microchip, boletim de vacinas e registo no Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade

Atividade: O furão está ativo entre 10 a 45 minutos a cada duas horas

Marina Guerra

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados