Assinar
Sociedade

Nova ponte entre Pedrógão e Praia da Vieira em fase final

É uma espécie de muro de Berlim, mas em versão fluvial, entre a praia do Pedrógão e Praia da Vieira. Em breve será “derrubado”, com a conclusão da nova ponte.

É uma espécie de muro de Berlim, mas em versão fluvial. Há muitos anos que as populações das margens do rio Lis, junto à foz, anseiam e reclamam pela construção de uma nova ponte.

Afinal há famílias separadas pelo rio, profissionais que a usavam para rumar para o trabalho e negócios nas praias da Vieira e do Pedrógão que precisam de clientes de ambas as margens. Mas na praia da Vieira, junto à foz do rio Lis, as primeiras vigas da futura nova ponte das Tercenas começaram a ser colocadas esta semana.

A tão ansiada ponte, prometida para janeiro do próximo ano, começa a ganhar forma e a contagem decrescente para o fim do isolamento, já começou. Joaquim Vidal Tomé, presidente da Junta de Vieira de Leiria, está satisfeito por, finalmente “se ver a luz ao fundo do túnel” num problema antigo. Ter a ponte pronta em janeiro é difícil, admite Joaquim Vidal Tomé. Mas fevereiro é uma meta realista, considera.

“É uma obra muito ansiada”, lembra.

Ventura Tomás, presidente da Junta do Coimbrão concorda. “Há famílias separadas pelo rio e que têm grande transtorno com a falta da ponte”, recorda.

O autarca confia que a nova ponte até pode dar um impulso à economia local. “Muitas pessoas tinham o hábito de vir à praia do Pedrógão almoçar e fazer negócios”. Um hábito que pode ser retomado em breve.

Os dois autarcas eram frequentemente pressionados pelos populares que reclamavam a construção da obra. “Foi um alívio verificar que já foram colocadas as vigas”, desabafa Ventura Tomás.

A velha ponte foi demolida em novembro do ano passado. Já a consignação das obras de construção da nova ponte tinha acontecido meses antes, em agosto. A intervenção, com um prazo de 18 meses, custa cerca de  um milhão de euros.

(Notícia publicada na edição de 12 de dezembro de 2013)

CSA

(Fotografias cedidas por Leal Silvério Leal)


Secção de comentários

  • Zé Rainho disse:

    Só mostra como as pessoas do campo ou do interior ,aquelas que realmente trabalham e pagam os seus impostos, são descriminadas por quem governa.! Se a maldita ponte estivesse em Lisboa esta pouca vergonha nunca teria acontecido.

  • Antonio disse:

    Por fin! Qué alegría ver el puente ya casi listo. Años dando la vuelta por Vieira para ir de una Praia a otra y nosotros solo vamos de ferias unas semanas al año mas para la gente que vive ahí a diario era una tragedia

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados