Assinar
Cultura

Comemorações da revolta operária do 18 de Janeiro arrancam sábado

É bastante recheada a agenda comemorativa do octogésimo aniversário da revolta operária ocorrida a 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande. Consulte aqui o programa.

É bastante recheada a agenda comemorativa do octogésimo aniversário da revolta operária ocorrida a 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande.

Comemoracoes18janeiro1934A Cooperativa Cultura Trabalho e Socialismo realiza, dia 18, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, um colóquio que contará com a presença, entre outros, do historiador Fernando Rosas que abordará “o salazarismo e a fascização dos sindicatos”.

Nesse mesmo dia, o BE propõe a realização de um jantar comemorativo da efeméride. Por sua vez, o programa preparado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, Confraria da Sopa do Vidreiro e município, arranca já neste sábado, pelas 21h30 com uma noite de fados no Clube Recreativo Amieirinhense.

O ponto alto do programa tem lugar, naturalmente, dia 18. Logo pela manhã, decorre uma romagem aos cemitérios de Casal Galego e Marinha Grande, com deposição de flores nas campas dos prisioneiros por participação no movimento operário.

Pelas 16 horas, está previsto descerramento de uma placa evocativa da efeméride na Casa Museu 18 de Janeiro de 1934, em Casal Galego.

Há igualmente diversas iniciativas de animação musical, conferências e atividades desportivas integradas neste programa comemorativo que encerra dia 25.

Consulte o programa de atividades:

BE

be1

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados