Assinar
Cultura

Dança Integrativa. ADDDL convida ao movimento jovens com necessidades especiais

Em Leiria surge um projeto pioneiro em Portugal: através da dança, junta-se quem tem problemas motores e intelectuais e pessoas sem deficiência.

Há muitos anos que Susana Lopes sonhava com a possibilidade de oferecer ao filho, que sofre de uma doença degenerativa grave, o mesmo prazer da dança que a filha Rute usufrui. Nunca encontrou resposta. Mas desde dezembro de 2013 que isso é possível no projeto de Dança Integrativa da Associação de Dança de Leiria (ADDDL).

p46adddl
Projeto arrancou no final de 2013 com um workshop para técnicos de instituições

A associação dedica-se a múltiplas disciplinas da dança, mas na génese estava já o desejo de responder à vontade de pais como Susana, que procuram dar um momento de felicidade aos filhos.

Em parceria com a 4ars Barcelona, às sextas e aos sábados, nas instalações da associação, no Estádio Municipal de Leiria, a ADDDL promove aulas de dança com pessoas que têm necessidades especiais motores ou intelectuais e com quem não sofre com essas limitações.

“Acima de tudo”, explica Maria Forte, “importa recuperar algo que estas crianças perdem muito rapidamente: a autoestima”. A presidente da ADDDL fala com entusiasmo da novidade, que inclui também Dança Movimento Terapia (DMT), uma componente terapêutica destinada exclusivamente a pessoas com necessidades especiais profundas. Em Portugal a DMT já existe em Lisboa e no Porto e, agora, passa a ser também ministrada em Leiria.

A Dança Integrativa é exclusiva para Leiria. O arranque acontece com seis jovens com deficiência, indicados pela Cercilei, APPC e Os Malmequeres, a quem a ADDDL oferece a participação. “Pedimos que sejam pessoas com dificuldades económico-financeiras, para que, já que vamos oferecer, seja a quem verdadeiramente precisa”.A eles juntam-se seis participantes sem deficiência.

“A Dança Integrativa é adequada a todos, pessoas com ou sem deficiência”, sublinha Maria Forte. Inclusive pode abranger quem está em risco de exclusão, depressão ou stress.

Para filhos e pais

Durante um ano, o protocolo com a 4ars permitirá à associação receber formação específica na área, partilhar conhecimentos com técnicos de instituições e monitorizar as aulas dadas em Leiria: duas vezes por mês os terapeutas espanhóis viajam até Leiria e semanalmente acompanham as sessões via Skype.

A ADDDL pretende ainda criar um espaço para as famílias dos jovens com deficiência. “Queremos promover a partilha, a discussão, o desabafo. O drama não está só na criança e no jovem. As famílias vivem muito esse problema, uma realidade que é invisível”.

O projeto está aberto a todos que queiram participar nesta dança com motivações muito especiais. E há muita expectativa quanto aos resultados, assume Susana Lopes: “A dança exterioriza tudo o que tem a ver com o indivíduo, desde a sua forma de estar à forma de viver”.

(Notícia publicada na edição de 19 de dezembro de 2013)

Manuel Leiria
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados