Assinar Edições Digitais
Vídeos

Exercício militar internacional invade céus da região (vídeo e fotogaleria)

Entre 3 e 14 de fevereiro, a Base Aérea de Monte Real vai acolher o exercício anual tático Real Thaw 2014, cujos objetivos são qualificar e aprontar as forças militares nacionais e internacionais

Os primeiros militares já chegaram à Base Aérea nº 5, em Monte Real, e os próximos dias prometem ser agitados, com muitas aeronaves a aterrar e descolar.
Entre 3 e 14 de fevereiro, a unidade militar vai acolher o exercício anual tático Real Thaw 2014, cujos objetivos são qualificar e aprontar as forças militares participantes no quadro estratégico dos interesses nacionais e das alianças internacionais de que Portugal faz parte.

O exercício vai envolver os três ramos das Forças Armadas: Força Aérea, Marinha e Exército, além de forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da NATO e duas aeronaves de guerra eletrónica da COBHAM, provenientes da Alemanha e Reino Unido, num total de 4.000 militares, distribuídos por oito missões aéreas e terrestres em Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego. Estão previstos exercícios diurnos e noturnos, coordenados a partir da BA5.

Foto de Força Aérea Portuguesa
Foto de Força Aérea Portuguesa

A realização do Real Thaw tem sido um hábito, nos últimos anos, na BA5 que, este ano, pela primeira vez, conta com a participação de aeronaves F-16 norte americanas, destacadas na Base Aérea de Aviano (Itália), unidade com um papel primordial nas operações da NATO a nível mundial. MG

Ontem, chegou à BA5 um C-130 americano destacado na Base de Aviano. A aeronave, com callsign Herky629, entrou no espaço aéreo português pelas 13H08, transportando quarenta militares da área de apoio e armamento de treino que irá ser utilizado no exercício.

Saiba mais aqui.