Assinar
Cultura

Leiria propõe viagem ao passado a partir da memória de Eça de Queiroz

Uma viagem ao passado, ao tempo em que o concelho foi administrado por Eça de Queiroz, é a grande aposta da Câmara de Leiria para 2014.

Uma viagem ao passado, ao tempo em que o concelho foi administrado por Eça de Queiroz, é a grande aposta da Câmara de Leiria para 2014.

Ao longo do ano, um programa que inclui visitas, música, animação teatral, artesãos a trabalhar ao vivo, comércio de época, bem como a recriação histórica de um baile “queiroziano” da elite urbana de Leiria do final do século XIX, propõe à população e visitantes vivenciar a cidade de outro moto.

O sucesso da Rota do Crime do Padre Amaro inspirou a autarquia para lançar “Eça 2014”, que cruza diversas atividades – umas já a decorrer, outras que são absoluta novidade – em torno da presença do escritor em Leiria e da inspiração que bebeu na cidade para escrever um dos romances mais famosos do mundo.

Em parceria com a Câmara de Leiria vão trabalhar para “Eça 2014” entidades como o Orfeão de Leiria, Associação SemprAudaz, AFA – Associação Fazer Avançar, Escola Profissional de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Associação Folclórica da Alta Estremadura, Leirena Teatro e a artista plástica Sílvia Patrício.

Entre os vários eventos, nota para a Semana Gastronómica Queiroziana, agendada para 17 e 21 de março, com ementas baseadas em pratos presentes nas obras de Eça de Queiroz.

Mais tarde, dias 31 de maio e 1 de junho, a recriação histórica de Leiria no século XIX vai mobilizar mais de mil figurantes nas ruas de Leiria, com a participação de 20 ranchos folclóricos.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados