Assinar
Sociedade

Parceria com GNR previne incêndios e combate nemátodo na Batalha

Elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIP) da Guarda Nacional Republicana vão atuar no concelho da Batalha.

Elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIP) da Guarda Nacional Republicana vão atuar no concelho da Batalha, com o objetivo de fazer o levantamento dos terrenos rústicos que necessitam de ser limpos de material combustível para prevenir incêndios.

p15 fogos ARQ JDA medida insere-se numa estratégia que está a ser preparada pela Câmara da Batalha e que avança já no próximo ano. O objetivo passa por assegurar o cumprimento da lei e prevenir os incêndios. Mas a ação que está a ser programada, inclui igualmente o diagnóstico da situação do nemátodo do pinheiro no concelho.

Há já um foco de nemátodo identificado na freguesia de Reguengo do Fetal, mas Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, adianta que o município pretende alargar o diagnóstico a todo concelho.

Nesse sentido, decorreram já reuniões com especialistas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para definir a melhor linha de ação para esta atividade.

O autarca adianta que o trabalho no terreno será antecedido pela realização de diversas ações de sensibilização para esclarecer a população sobre as melhores práticas para prevenir os incêndios, mas também sobre a questão do nemátodo, praga que afeta a mancha de pinhal. “Esta é uma ação estrutural de prevenção”, explica, sublinhando a relevância que o executivo quer dar a esta matéria.

Paulo Batista Santos lembra ainda que o concelho já registou picos de incêndios que, no entanto, não se têm verificado no anos mais recentes. Contudo, “a floresta do concelho está com bastante material combustível e o risco de incêndio é superior ao registado há uns anos”, adianta, justificando a necessidade de trabalhar no terreno para prevenir os incêndios.

(Notícia publicada na edição de 24 de dezembro de 2013)

 

CSA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados