Assinar
Saúde

Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus dá cartas na educação para a saúde

O programa de promoção da saúde segue de vento em popa no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria.

Ele é SOBE. Ele é “In-Dependências”. Ele é Dia da Alimentação, do Não Fumador, da luta contra a Sida e Gabinete de Educação para a Saúde. O programa de promoção da saúde segue de vento em popa no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, ao ritmo do entusiasmo e dinamismo de Fátima Lopes, professora de Ciências Naturais e coordenadora do PES(ES) – Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual.

SAM_0538
Projeto In-Dependências intervem em comportamentos pouco saudáveis como o tabagismo

Com anos de experiência acumulados na mesma área no Agrupamento de Escolas de Ansião, a docente desfia a lista das ações agendadas para sensibilizar os alunos, do pré-escolar ao 9º ano, para problemáticas que os afetam, e conta com a estreita colaboração da Biblioteca Escolar, coordenada por Elisabete Ferreira, bem patente no SOBE.

Destinado a cerca de 200 alunos do 5º e 6º anos, da sala multideficiência, de duas escolas do 1º ciclo e de um jardim de infância, o projeto está prestes a arrancar com a entrega de kits (com copo, pasta dentífrica, escova de dentes e uma ampulheta) e pequenas formações sobre higiene e saúde oral. Enquanto ao Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques caberá a realização de rastreios e sessões de esclarecimentos, a Biblioteca Escolar promoverá atividades de leitura e workshops para a construção de materiais bi e tridimensionais alusivos ao tema.

Entretanto, arrancou este mês o projeto “In-Dependências”, com a realização de um questionário anónimo sobre hábitos tabágicos e consumo de álcool aos alunos dos 2º e 3º ciclos, docentes e funcionários. Segue-se em fevereiro ações de formação voluntárias para professores sobre tabagismo, e numa fase posterior sobre consumos de álcool. A alguns será pedido que escrevam uma carta sobre os hábitos de consumo de uma pessoa que lhes seja muito próxima, outros terão formação direta sobre o tema, outros ainda irão analisar anúncios publicitários e outros serão convidados a criar um logótipo para o projeto, que tem um a vigência de quatro anos.

Tempo que Fátima Lopes considera essencial para aferir do impacto da iniciativa e da evolução dos comportamentos sociais.
A violência no namoro é outra temática que merece particular atenção dos PES, a nível nacional. Na Correia Mateus, vai ser abordada no Dia dos Namorados, na Biblioteca Escolar, com sessões de esclarecimento para as turmas do 9º ano, com apoio da associação Mulher Séc. XXI. E porque a higiene das mãos também é saúde, está prestes a ser também lançado um projeto nesse âmbito, revela Fátima Lopes.

Projeto SOBE
O SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares é um programa nacional de promoção de saúde oral, que envolve Dire­ção-Geral da Saúde (DGS), Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares. A DGS adquiriu 350 mil kits de higiene oral para distribuir pelas escolas e jardins de infâncias e que servirão de ponto de partida para diversas ações de prevenção, a que o agrupamento Dr. Correia Mateus aderiu.

In-Dependências
Intervir o mais cedo possível para prevenir comportamentos pouco saudáveis como o tabagismo ou o consumo de álcool é outra prioridade do PES(ES) do agrupamento Correia Mateus. O projeto, que vigora quatro anos, pretende envolver todas a comunidade escolar e aferir das eventuais alterações comportamentais.

Higiene das mãos
Alertar para a importância da lavagem das mãos é outro projeto em fase de lançamento. Além da fase de diagnóstico, o projeto prevê a formação de grupos de alunos que, por sua vez, terão de formar os seus pares.

Adolescer saudável
Implementado no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus no ano letivo 2011/2012 em parceria com o serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, o Adolescer Saudável, prossegue com a realização de consultas médicas em ambiente escolar. A adesão foi tal que o número de consultas mensais aumentou de duas para quatro.

GEPSS
O Gabinete de Educação para a Saúde e Sexualidade presta apoio individualizado e esclarecimentos sobre comportamentos saudáveis, educação sexual e reprodutiva, diferença de género, bullying, alimentação, hábitos tabágicos e toxicodependências, e métodos contracetivos, entre outros.

Dia da Alimentação
Serviram-se batidos de fruta e ofereceram-se maçãs na biblioteca, decorreu uma exposição de cartazes sobre a sopa, realizaram-se rastreios, jogos didáticos e jogos de rua, desde escalada a tiro ao arco.

(Notícia publicada na edição de 30 de janeiro de 2013)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados