Assinar
Cultura

Óbidos eleito segundo melhor "pequeno destino" europeu

Numa votação online do Globalgrasshopper, portal internacional para “viajantes independentes”, Óbidos alcançou 3.784 votos, atrás de Ribe, na Dinamarca

A vila de Óbidos foi considerada o segundo melhor “pequeno destino” europeu.

Numa votação online do Globalgrasshopper, portal internacional para “viajantes independentes”, para escolher “Best Big-Time Small Destinations”, concorreram aldeias, vilas e pequenas cidades.

1304768512_28d24e1ffb_o
A vila foi a segunda mais votada entre 53 destinos (fotografia: André Lopes)

A cidade de Ribe, na Dinamarca, alcançou o primeiro lugar com 3.965 votos, seguida de Óbidos com 3.784 votos.

Segundo o portal, numa nota de imprensa divulgada pela autarquia de Óbidos, houve “mais de 22.000 votos” entre todas as cidades em votação, tendo havido “uma batalha muito próxima entre Óbidos, Portugal, e Ribe, Dinamarca, com os resultados a favor da cidade dinamarquesa”. Ainda de acordo com o portal, que selecionou 52 destinos para este ano, “cada cidade foi escolhida pelas suas qualidades pitorescas (…), sinais sociais e muito mais”.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que “estar entre os melhores pequenos destinos europeus é, por si só, uma grande vitória”. “Esta votação, muito renhida, prova que Óbidos é, sem dúvida, um grande destino não só nacional, mas internacional”, sublinha, concluindo que “as apostas que têm sido feitas em diversas áreas, nomeadamente na Cultura, Turismo e estratégia de Criatividade, mostram que estamos no bom caminho”.

O portal descrevia Óbidos como uma “pequena vila fortificada”, com “casas brancas”, “um castelo medieval e belas vistas”. Óbidos “é também conhecida como sendo um «presente de casamento», porque no século XIII, a rainha [Santa] Isabel gostou tanto da vila que o seu marido (D. Dinis I) a deu de presente”. “Com isto, iniciou-se uma tradição de reis portugueses da oferta desta bonita vila para as suas rainhas, que durou muitos séculos”.


Secção de comentários

  • heliamariapereira disse:

    Que boa notícia, ainda bem que estamos a ser reconhecidos pelo bom que temos no nosso País, lindas terras que os turistas estrangeiros tanto gostam. Tamém eu adoro Óbidos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados