Assinar
Cantinho dos Bichos

Centro veterinário lança programa para combater obesidade nos animais

Sensibilizar os amigos dos patudos para o problema da obesidade em animais é o objetivo do Programa de Perda de Peso que o Centro Veterinário do Oeste (CVO), em Leiria, está a realizar até final do mês.

Sensibilizar os amigos dos patudos para o problema da obesidade em animais de companhia e conseguir aplicar comportamentos para que os bichos sejam saudáveis é o objetivo do Programa de Perda de Peso que o Centro Veterinário do Oeste (CVO), em Leiria, está a realizar até final do mês.

gato_obeso_praderaPodem participar todos os animais que se encontrem com excesso de peso e que, após avaliada a sua condição corporal e feito o aconselhamento médico, iniciem o programa.

Segundo Martha Barreto, médica veterinária do CVO, entre as principais causas para o excesso de peso estão a “alimentação não adequada ao animal, tanto em qualidade como em quantidade, bem como a falta de exercício”. “Por vezes, os animais até recebem uma alimentação de boa qualidade, mas em quantidade superior à recomendada”, explica.

Os animais que seguirem o programa vão “implementar uma alimentação apropriada à perda de peso, definir a quantidade de alimento diária, instituir um plano de exercício que permita o animal gastar energia e fazer uma monitorização regular da perda de peso”, que deverá ser semanal ou quinzenal, e estar entre 1 a 2%, de acordo com cada caso.

Mas não pense que esta é uma situação exclusiva dos cães. Também os gatos são afetados com a obesidade, sobretudo porque passam grande parte do tempo no interior das habitações.

Calcula-se que a percentagem de animais com excesso de peso, em Portugal, ronde os 30 a 40%. “É preciso sobretudo consciencializar as pessoas para o facto de a obesidade ser um problema médico e que pode afetar e desencadear muitos outros problemas de saúde, para além de diminuir a vitalidade dos animais e a sua esperança média de vida”, reforça a médica veterinária. Patologias ortopédicas, cardiovasculares, respiratórias, neoplásicas e endócrinas, como a diabetes mellitus, são algumas das consequências clínicas que os animais podem sofrer.

Os animais que forem inscritos no programa e conseguirem a maior percentagem de peso perdida, habilitam-se ainda a ganhar um mês de ração, além claro, de uma novo estilo de vida e uma nova forma de partilhar bons momentos com o seu fiel amigo.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados