Assinar
Sociedade

Cursos gratuitos em nova plataforma do IPL na internet

Construção e partilha de mapas mentais é o tema da primeira formação da UP2U, nova plataforma online que a Unidade de Ensino à Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou na passada semana.

Construção e partilha de mapas mentais é o tema da primeira formação da UP2U, nova plataforma online que a Unidade de Ensino à Distância do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) lançou na passada semana.

consejos_elegir_curso_a_distanciaGratuitos e abertos tanto a estudantes como ao público em geral, estes cursos pretendem chegar ao maior número de pessoas e decorrem exclusivamente na internet. Baseiam-se no conceito MOOC (Massive Open Online Courses), que tem vindo a ser explorado por diversas universidades na Europa e nos Estados Unidos, incluindo Harvard, Stanford e Berkeley, permitindo inscrição imediata e aprendizagem logo a partir do primeiro registo.

Em comunicado, o IPL explica que a UP2U pretende fomentar a transferência de conhecimento para a sociedade. Até 20 de maio, está prevista a abertura de mais nove cursos: diretrizes de acessibilidade para conteúdos web, como evitar o plágio, produção e partilha de vídeos em contexto educativo, estruturar um curso no Moodle, apresentações criativas com o Prezi e quatro agendas de preparação para exames do 12º ano de escolaridade (português, física e química, biologia e geologia, matemática A).

A plataforma inclui formações de curta duração, entre quatro e dez horas, que podem ser iniciadas a qualquer momento. Sem acompanhamento de um tutor, mas com fóruns de discussão entre participantes. Já os cursos de média duração ocupam 40 a 80 horas e contemplam supervisão dos docentes através de mensagens orientadoras. A avaliação decorre online, através de perguntas de escolha múltipla com correção automática.

(Notícia publicada na edição do REGIÃO DE LEIRIA de 6 de março de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados