Assinar Edições Digitais
Cultura

Tecnologia android exporta batalha de São Jorge para Leiria

Basta um smartphone e muita vontade de calcorrear Leiria: dia 15 de junho, a Batalha de Aljubarrota vai ser exportada para a capital de distrito.

É a imagem de marca da aldeia de São Jorge, Porto de Mós. Mas com recurso à tecnologia, a Batalha de Aljubarrota vai ser exportada para a capital de distrito. Haverá ligação entre a entre aquela batalha, disputada em 1385, no planalto de São Jorge, entre lusos e castelhanos, e a cidade de Leiria?

Bastará um smartphone e muita vontade de calcorrear a cidade do Lis, para o descobrir. Esqueçam-se as armas medievais. Esta batalha pelo conhecimento histórico vai travar-se em vários recantos de Leiria, na tarde de 15 de junho.

Trata-se de um “smartpeddy”, uma derivação dos peddy-papers, agora assente na plataforma android, aquela que está instalada na maioria dos telefones inteligentes.

Pela mão da Younity, uma empresa de motivação e team bulding, em parceria com o CIBA- Centro de Interpretação de Aljubarrota, sedeado em São Jorge e a Câmara de Leiria, cerca de 300 pessoas vão percorrer a cidade à procura das ligações entre Leiria e a Batalha de Aljubarrota, também conhecida como Batalha Real.

Uma vez inscritos, os participantes descarregam uma aplicação para o telemóvel que lhes permitirá responder às questões e desafios e acompanhar a classificação em tempo real, explica Leonel Fernandes, diretor comercial da Younity.

“Será uma descoberta perceber a ligação entre Leiria e a Batalha Real, usando uma tecnologia única no país”, acrescenta. Refere-se à versão 2.0 do sistema RTS – Real Time Strategy, a lançar no dia do evento.

CSA

(Notícia publicada na edição de 15 de maio de 2014)

Sem Título