Assinar
Cultura

Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré, reabre este sábado

A entrada no espaço, sede do projeto North Canyon, tem o custo de um euro e funciona entre as 10 e as 20 horas. No final da temporada, 10% das receitas revertem para um fundo de manutenção do edifício

O Forte de S. Miguel Arcanjo, localizado no extremo do Promontório do Sítio da Nazaré, vai reabrir portas ao público entre sábado, dia 5, e 16 de setembro.

forte_smiguel_nazareA reabertura do Forte, para além de uma vista impar sobre a costa, oferece aos visitantes a possibilidade de ver três exposições – histórica e documental “Forte de S. Miguel Arcanjo, o Guardião da Memória”; fotográfica “North Canyon: Nazaré raízes de Mar”; e de cultura, da autoria da Adália Alberto.

A entrada no espaço, sede oficial do projeto North Canyon, tem o custo de um euro e funciona entre as 10 e as 20 horas. No final da temporada, 10% das receitas irão reverter para um fundo de manutenção do edifício, informa a autarquia em comunicado.

A reabertura do Forte de S. Miguel Arcanjo durante o verão é uma iniciativa da Câmara da Nazaré, da Capitania do Porto da Nazaré e da Marinha Portuguesa.

Este monumento militar maneirista foi mandado construir pelo rei D. Sebastião, em 1577, para defender a enseada dos ataques dos piratas argelinos, marroquinos e normandos. A planta longitudinal irregular do monumento foi adaptada ao promontório onde assenta. Durante a 1ª Invasão Francesa, tornou-se num símbolo da resistência popular, uma vez que a população do Sítio e da Pederneira ajudou a expulsar os soldados de Napoleão I que tinham ocupado o Forte.

Em 1903 foi instalado um farol de auxílio à navegação, que se mantém até hoje, e que tem um alcance luminoso de 15 milhas, completado por um sinal sonoro de aviso em dias de nevoeiro intenso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados