Assinar
Cultura

Mercado Medieval parte à procura dos túneis secretos de Óbidos

Até 3 de agosto, de quinta-feira a domingo, será possível viajar entre a história e a lenda, em mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos. A edição deste ano vai recriar o cerco que a vila sofreu em 1246.

Óbidos regressa hoje, quinta-feira, ao passado com mais uma edição do Mercado Medieval. A edição deste ano vai recriar o cerco de oito meses que a “muy nobre e sempre leal” vila de Óbidos viveu em 1246.

Mercado Medieval de Óbidos - Arquivo MOAté 3 de agosto, de quinta-feira a domingo, será possível viajar entre a história e a lenda, e reviver o cerco que o conde de Bolonha, que se tornou  D. Afonso III, fez à vila nas lutas que o opuseram ao irmão, D. Sancho II.

Durante o cerco de 1246, o conde de Bolonha tentou obrigar os habitantes da vila a reconhecerem-no como legítimo soberano, mas, governantes e nobres juraram manter-se fiéis a D. Sancho. Durante oito meses, o recurso às armas acabou por ser inevitável e só aquando da morte de D. Sancho II a vila cedeu a acordo.

O cerco ao Castelo de Óbidos deu origem ao ímpeto pelo qual a vila é reconhecida: “muy nobre e sempre leal vila d’Óbidos” e levanta a dúvida sobre como foi possível os obidenses sobreviveram durante oito meses de cerco sem qualquer acesso a mantimentos.

A ideia de que existe uma rede de túneis secretos que permitia o abastecimento dos habitantes da vila é o mote para a edição deste ano do Mercado Medieval.

Com o certame regressam as ceias medievais, às sextas-feiras e sábados. A entrada, o traje e a ceia tem o custo de 35 euros a partir dos 6 anos e é gratuita para menores de 5 anos, se a criança estiver acompanhada por um adulto com bilhete.

AF_cartazMMA entrada no Mercado Medieval de Óbidos é gratuita para menores de 11 anos, e tem o custo de 4 euros para os trajados à época. É de 6 euros para maiores de 11 anos e 7 euros com aluguer de traje. Os munícipes de Óbidos e quem tiver cartão via verde para a Cultura de Óbidos podem entrar gratuitamente.

 

Horário

Quinta-feira – 17 às 24 horas

Sexta-feira – 17 às 01 horas

Sábado – 12 às 01 horas

Domingo – 12 às 24 horas

Consulte o programa e outras informações em www.mercadomedievalobidos.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados