Assinar
Cultura

Tem utensílios da construção tradicional de Ourém? Empreste-os para uma exposição

O Museu Municipal de Ourém está a preparar a exposição “Era uma casa muito engraçada”, um olhar para a arquitetura popular no qual a população é convidada a colaborar.

O Museu Municipal de Ourém está a preparar a exposição “Era uma casa muito engraçada”, um olhar para a arquitetura popular no qual a população é convidada a colaborar, valorizando o projeto.

10494616_790232120998610_6241661990218848575_nO projeto vai ser executado em 2015. Até lá, foi lançado um convite a todos queiram ajudar, através do empréstimo ou doação de objetos, imagens e documentos.

“No nosso acervo temos algumas peças muito interessantes da arquitetura popular em Ourém e pretendemos incorporar outros objetos, aproximando também a população neste processo”, explica Ana Saraiva, diretora do Museu Municipal de Ourém.

O museu pretende reunir utensílios, objetos, fotografias ou memórias: “Falamos de um conjunto de peças que provavelmente não estão em uso desde as décadas de 70 e 80. Podemos encontrar poucas, mas também podemos ter algumas surpresas, sobretudo porque Ourém tem tradição em construções quer em terra quer em pedra”, sublinha a diretora.

Podem ser entregues no Museu de Ourém objetos como “o martelo, o picão e todos os utensílios de construção em pedra, mas também algumas formas de adobe e outros utensílios de construção de terra”. Também é importante a recolha de fotografias de construções antigas e da arquitetura vernacular.

A campanha de doação de objetos para a exposição “Era uma casa muito engraçada” é uma forma de valorizar o passado arquitetónico: “Estes objetivos podem ser o ponto de partida para voltar atrás quase 50 anos e tornar a valorizar essas arquiteturas e a forma como olhamos para essas construções”, diz Ana Saraiva.

O projeto é uma oportunidade para reativar a importância dos utensílios e mapear o que existe no concelho de Ourém.

A recolha de objetos da arquitetura popular decorre até dia 30 de novembro. Os interessados podem fazer as entregas na oficina do património, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17 horas.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados