Assinar
Sociedade

Governo possui 79 edifícios com amianto no distrito

A maioria dos edifícios públicos com amianto são escolas. Os concelhos de Leiria e de Peniche são os que mais têm equipamentos com amianto.

Um mosteiro, um museu, um hospital, cinco centros de saúde, duas prisões, três faróis, três quartéis, dois tribunais e três dezenas de escolas figuram na lista dos 79 edifícios públicos do distrito que terão amianto na sua construção.

p08 esec-cor
A ESECS figura na lista divulgada pelo Governo (fotografia: Joaquim Dâmaso)

A lista divulgada pelo Governo identificou a nível nacional 2.015 edifícios, instalações e equipamentos públicos “com materiais presuntivamente contendo amianto”.

Destes, 813 pertencem ao Ministério da Educação e da Ciência. Também no distrito, a maioria (27) dos imóveis assinalados são escolas básicas e secundárias. O Governo sublinha que, do total de edifícios ocupados por serviços públicos (12.944), não foi detetada qualquer presença de amianto em cerca de 84%.

Os restantes 16% agora identificados “irão agora ser submetidos a uma análise dos dados já recolhidos” para determinar os que “deverão ser apenas sujeitos a ações regulares de monitorização” e aqueles que “deverão ser submetidos a novas análises, no sentido de confirmar as informações já recolhidas ou de determinar a necessidade de realizar eventuais ações corretivas”, esclarece.

Basta uma rápida consulta à lista do distrito para o olhar se deter no nome do Mosteiro da Batalha, onde dificilmente se presumiria que tivesse sido usado amianto na sua construção.

Por se tratar de uma questão de saúde pública, seria ainda de supor que placas de fibrocimento com amianto já tivessem sido banidas das unidades de saúde, mas tanto o Hospital de Santo André como alguns serviços de cuidados primários não escaparam ao levantamento realizado.

O edifício sede do Centro Distrital da Segurança Social, que fechou portas em 1999 e reabriu ao público em 2002 depois de obras de limpeza e remodelação, mantém-se também na lista dos edifícios com amianto.

Verificamos em contrapartida a ausência da EB 2,3 D. Dinis – que foi objeto, no final do ano passado, de trabalhos de remoção de placas de fibrocimento – quer da lista dos edifícios com amianto quer da lista dos equipamentos onde não foi detetada a sua presença.

Edifícios públicos no distrito com materiais presuntivamente contendo amianto 

Alcobaça: EB da Benedita // EB Frei Estevão Martins // EB Pataias // EB/Secundária D. Pedro I // Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Císter // Centro de Formação Profissional em Fruticultura // Prédio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Burinhosa)

Alvaiázere: Tribunal de Alvaiázere

Ansião: EB nº 2 de Avelar

Batalha: Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Caldas da Rainha: Museu José Malhoa // EB Santa Catarina // EB Sº Onofre // Escola secundária Raul Proença // Quartel dos Casais de Pedrógão // Casa da Caldeira do Centro Hospitalar do Oeste // Serviço Operacional do Oeste da Administração Regional Hidrográfica // Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica

Leiria: Unidade de internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria (Centro Hospitalar de Leiria) // Hospital de Santo André // Centro de Saúde Gorjão Henriques // EBI de Santa Catarina da Serra // EB Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira) // EB Dr. Correia Mateus (Leiria) // Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Gândara dos Olivais) // EB de Marrazes // EB Rainha Santa Isabel (Carreira) // Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Campus 1 do Instituto Politécnico de Leiria // Centro Distrital de Segurança Social // Internato Masculino de Leiria // Estabelecimento Prisional Especial de Leiria (ex-Prisão Escola) // Estabelecimento Prisional Regional de Leiria // Quartel da Cruz da Areia // Base Aérea de Monte Real // Direção de Finanças de Leiria

Marinha Grande: Centro de Saúde da Marinha Grande // Extensão de Saúde de Vieira de Leiria // EB Nery Capucho // EB Guilherme Stephens // Escola Secundária José Loureiro Botas (Vieira de Leiria) // Cenfim – Polo de formação da Marinha Grande // Cencal – Centro de Formação Profissional // Serviços Sociais da PSP // Blocos habitacionais da Base Aérea nº5 // Farol do Penedo da Saudade (5 edifícios)

Nazaré: EB Amadeu Gaudêncio // Edifício administrativo do Porto da Nazaré // Torre de vigilância do Porto da Nazaré // Oficina 2 do Porto da Nazaré // PT principal do Porto da Nazaré // PT secundário do Porto da Nazaré // Oficina 1 do reservatório e central hidropressora de água salgada // Edifício de 10 armazéns de aprestos do Porto da Nazaré // Prédio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Valado dos Frades) // Prédio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Nazaré) // Edifício de instalação do Instituto de Socorro a Náufragos

Pedógão Grande: EB Miguel Leitão de Andrade // Centro de Saúde de Pedrógão Grande

Peniche: EB D. Luís de Ataíde // EB Atouguia da Baleia // EB Peniche // Tribunal de Peniche // Quartel da GNR // Edifício administrativo do Porto de Peniche // Edifício oficinal do Porto de Peniche // Porto de Peniche // Prédio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Atouguia da Baleia) // Prédio da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Peniche) // Alfândega de Peniche // Armazém de comerciantes do Porto de Peniche // Armazéns de grossistas do Porto de Peniche // Farol do Cabo Carvoeiro (7 edifícios) // Farol da Berlenga (8 edifícios)

Pombal: Centro de Saúde de Pombal // EB/Secundária da Guia // EB Gualdim Pais // Serviços de Finanças de Pombal

Porto de Mós: EB Dr. Manuel Oliveira Perpétua // Escola Secundária de Porto de Mós

MR

(Notícia publicada na edição de 7 de julho de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados