Assinar
Cultura

Teatro. Pronto para testar a resistência da abóbada do Mosteiro da Batalha?

A lenda da abóbada da Sala do Capítulo está, a partir de hoje, em cena no Mosteiro da Batalha. “A abóbada não caiu! A abóbada não cairá!” promete surpreender o público.

Uma visita inédita recria, a partir desta quinta-feira, a lenda de Afonso Domingues. “A abóbada não caiu! A abóbada não cairá!”, terá prometido o mestre após a terceira reconstrução do teto da Sala do Capítulo. Essa história é contada num espetáculo itinerante que foi buscar o título à mítica frase e que percorre as Capelas Imperfeitas, o Claustro D. Afonso V, o Claustro Real, terminando na Sala do Capítulo – sob a abóbada, que não caiu e que, com certeza, não cairá.

Para o encenador Tobias Monteiro – ele próprio natural da Batalha – a magia do espetáculo resulta da oportunidade de dar a conhecer a lenda na íntegra, no espaço a que se refere: “É um poder que um teatro não tinha.

O cenário natural, onde basta por um palco, dá um peso às palavras fantástico. É um orgulho ter conseguido juntar fragmentos diferentes, com registo e estilo distintos, que estão a funcionar muito bem”, conta o também diretor artístico da companhia Kind of Black Box, admitindo que a peça é “o realizar de um sonho”.

O elenco da peça é composto por 14 atores, entre os quais os mediáticos Fernando Luís e Ana Bustorff e cinco atores do grupo Leirena Teatro e dois atores do Teatro Picaro.

“Representar obriga a uma grandiosidade equivalente ao Mosteiro”, diz Tobias. A exigência a nível logístico é compensada porque “o espaço é fantástico, obtemos inspiração em tudo”.

O espetáculo, em cena até domingo, tem início às 19h30. “Apesar de o público não estar habituado a ir ao teatro a um Mosteiro e ao fim da tarde, a luz dá uma aura muito especial à peça”.

Os bilhetes custam 10 euros e cada sessão é limitada a 200 espectadores. Os maiores de 65 anos e estudantes pagam 5 euros. A peça pode ser vista todos os dias até domingo, dia 17. Reservas disponíveis através do número 910 873 354.

 

(fotografias: Joaquim Dâmaso)

JP

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados