Assinar
Sociedade

Mosteiro da Batalha estreia guiões em braille e língua gestual

Acabaram-se as desculpas para não visitar o Mosteiro da Batalha. Agora há um guia no monumento para auxiliar a visita de quem tem dificuldades ao nível da literacia.

p19_Guiao_mosteiro_batalha-2-0

Acabaram-se as desculpas para não visitar o Mosteiro da Batalha. A encimar este texto está o excerto de um guião pictográfico que explica que “o Mosteiro da Batalha foi mandado construir pelo rei D. João I”. Foi elaborado para auxiliar a visita de quem tem dificuldades ao nível da literacia e junta-se a um vídeo guia em língua gestual portuguesa, um áudio guia e um guião em braille.

As ferramentas estão disponíveis no monumento e em mosteirobatalha.pt desde dia 26, data em que foram apresentados publicamente. Na prática, os visitantes com dificuldades de audição, visão ou mesmo de literacia, passam a contar com uma ajuda preciosa.

O mais prático passa por descarregar no site do monumento, qualquer uma das novas funcionalidades para um dispositivo móvel: tablets e smartphones. A exceção é o guião em braille – que inclui imagens e plantas em relevo – disponível junto da bilheteira do monumento.

O projeto, que pretende permitir a acessibilidade de todos ao usufruto do Mosteiro, é inédito na rede de monumentos tutelado pela Direção Geral do Património Cultural, frisou na apresentação Joaquim Ruivo, diretor do mosteiro da Batalha.

Uma parceria entre serviço educativo do monumento e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) permitiu a sua implementação.

Na cerimónia de apresentação das novas funcionalidades, os responsáveis do Mosteiro e do IP Leiria deixaram a promessa de reforçar a colaboração através de um protocolo a efetuar em breve.

CSA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados