Assinar
Sociedade

Oito freguesias de Leiria querem Espaço do Cidadão

Governo tinha proposto a criação de espaços em quatro freguesias do concelho, mas Câmara indicou mais dois locais e duas outras freguesias manifestaram interesse.

São oito as freguesias do concelho de Leiria candidatas a acolher um Espaço do Cidadão. O novo modelo de atendimento dos serviços públicos poderá assim chegar às freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Monte Redondo e Carreira, Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Colmeias e Memória, Maceira, Santa Catarina da Serra e Chainça, Caranguejeira e Bajouca.

P13 ESPACO CIDADAO-COR
O primeiro Espaço do Cidadão da região funciona na Batalha (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, anunciou que estes locais irão integrar uma proposta conjunta em elaboração pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) com vista à criação de uma rede de Espaços do Cidadãos.

Segundo o autarca, o Governo tinha proposto a criação destes espaços em quatro freguesias do concelho.

A Câmara indicou mais dois locais, tendo duas outras freguesias manifestado interesse em disponibilizar também este novo serviço.

No distrito, o primeiro Espaço do Cidadão foi inaugurado a 14 de outubro, na Câmara da Batalha. Funcionando como um balcão único, disponibiliza serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet.

Nestes espaços, o utente pode pedir por exemplo a alteração de morada do Cartão de Cidadão, obter certidões de registo civil, predial e comercial, o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução e efetuar pedidos à Segurança Social sobre pensões, reembolsos e complemento, entre outros.

MR

(Notícia publicada na edição de 6 de novembro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.