Select Page

Padre Joaquim Carreira distinguido “Justo entre as Nações”

Padre Joaquim Carreira distinguido “Justo entre as Nações”

O padre Joaquim Carreira, natural de Souto de Cima, freguesia de Caranguejeira, será o quarto português a integrar a lista do Yad Vashem, o Memorial do Holocausto de Jerusalém.

Joaquim Carreira

Nesta lista figuram também Aristides de Sousa Mendes, cônsul que em Bordéus atribuiu vistos a mais de dez mil judeus em fuga; Carlos Sampayo Garrido, embaixador em Budapeste que deu documentos portugueses a centenas de judeus e os acolheu; e José Brito Mendes, operário português com dupla nacionalidade que salvou uma menina judia em França.

Distinguido “Justo entre as Nações” por salvar judeus durante a ocupação nazi de Roma, Joaquim Carreira era reitor do Colégio Pontifício Português da capital italiana à data dos acontecimentos, entre setembro de 1943 e julho de 1944, noticiou o jornal “Público”, na passada semana.

O “Público” refere que a decisão de atribuir ao português o título de “Justo entre as Nações” foi tomada em setembro mas só agora foi divulgada e noticiada pelo jornalista António Marujo, especialista em Vaticano, no blogue Religionline. “Aliás, foi uma investigação de António Marujo, publicada na revista 2, em dezembro de 2012, que permitiu ao Yad Vashem iniciar o processo de designação”, acrescenta a notícia.

Nascido em 1908, o padre Carreira morreu a 7 de dezembro de 1981 na casa Madonna di Fatima, em Roma, cidade onde chegou com 31 anos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

Concorda que o salário mínimo seja diferente para os sectores público e privado?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Publicidade

publicidade

Semana de Moldes 2018

[bsa_pro_ad_space id=28]

Subscrever Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia.

Share This