Assinar

Temperaturas mínimas baixam entre 2 a 6 graus até sábado

O INEM emitiu um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis.

As temperaturas mínimas poderão descer entre dois a seis graus Celsius, entre hoje e sábado, em todo o país devido a uma massa de ar frio.

fotografia
Fotografia: Joaquim Dâmaso

“O IPMA prevê para hoje e amanhã [sábado] uma descida da temperatura mínima que pode chegar aos seis graus, dependendo da região do país. Nas regiões do interior norte e centro podem ser mais baixas”, adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa.

De acordo com Bruno Café, a descida das temperaturas mínimas deve-se a uma massa de ar frio do norte da Europa, que vai chegar às regiões mais a sul.

“Contudo, as temperaturas são normais para esta altura do ano”, salientou.

No que diz respeito às temperaturas máximas, “estas não vão sofrer grandes alterações, rondando na generalidade do território do continente 12 a 15 graus, podendo ser um bocadinho mais baixas nas regiões do interior norte e centro”.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao início da tarde e vento em geral fraco o quadrante norte, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso.

“Estão também previstas neblinas ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, formação de geada, em especial no interior norte e centro. No sábado, já estamos a prever céu limpo, com menos nebulosidade, vento fraco a moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do litoral centro e sul”, disse.

Para domingo, de acordo com o IPMA, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado no litoral oeste durante a tarde e moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Por causa do frio, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) emitiu um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis.

Tendo em conta a previsão de queda acentuada de temperatura nos próximos dias, o INEM recorda que a exposição a baixas temperaturas, no interior ou exterior, pode causar “riscos sérios ou letais para a saúde”.

Mesmo dentro de casa, o INEM avisa que é necessário ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incêndio e de intoxicação por monóxido de carbono.

Perante estes sinais, deve procurar-se ajuda médica ou ligar o 112 em caso de emergência, além de procurar aquecer a pessoa.

As autoridades de saúde emitiram ainda um alerta, publicado no Portal da Saúde, com recomendações práticas para enfrentar as vagas de frio intenso.

Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeições quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20 graus e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendações.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados