Select Page

Porto da Nazaré isolado devido a bomba recolhida por embarcação

Porto da Nazaré isolado devido a bomba recolhida por embarcação

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi hoje recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

Porto da Nazaré Foto: CMN

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, “tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]”.

A bomba foi ‘pescada’ hoje pelo arrastão “Mar Salgado”, quando a embarcação “se encontrava na faina ao largo da Nazaré”, e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que “foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros”.

Em causa está “o elevado grau de corrosão” da bomba, que será durante a próxima hora avaliada por uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa, para “decidir o que irá ser feito”. A solução poderá passar “pela deflagração do engenho no mar, a uma profundidade superior a 20 metros”, indicou o responsável.

Ainda segundo o comandante, a bomba terá sido recolhida na rede da embarcação depois das 09:00, tendo o primeiro alerta sido dado às 09:20. A bomba encontra-se no porto desde as 10:00.

Lusa

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira página

Pergunta da semana

A carregar…

Concorda que a morada de residência seja um dos critérios prioritários de colocação nas escolas públicas?

Obrigado por participar!
Já respondeu a esta pergunta.
Escolha uma das opções.


O TEMPO

25° Humidity: 88%
Clouds: 90%
Wind(S): 8kph
tempo nublado
Quinta-feira
32° 25°
Sexta-feira
23° 21°
Sábado
19° 17°
Domingo
29° 20°
Segunda-feira
30° 21°
Terça-feira
26° 20°
Quarta-feira
32° 22°

Facebook RL