Select Page

Surfista inanimado é resgatado com sucesso na Praia do Norte (vídeo)

Surfista inanimado é resgatado com sucesso na Praia do Norte (vídeo)

Tinha tudo para ser um dia de ondas perfeito. Como outras tantas vezes, Ruben Barjona foi até à Praia do Norte para captar umas imagens e ver os surfistas a enfrentar as ondas gigantes.

Na sexta-feira, dia 10, data da entrada do maior swell do ano nesta costa, este aficionado do surf acabou por assistir ao resgate de um surfista inanimado, captando o momento com a sua máquina.

O surfista, de nacionalidade brasileira, explicou a autarquia em comunicado, foi retirado inanimado do mar por Alemão de Maresias, o condutor da mota de água que o acompanhava, e reanimado na praia.

Entre o momento em que o surfista termina a onda e cai na água e a chegada à praia, passaram seis minutos, conta Ruben Barjona. “Foram momentos complicados porque o condutor da mota de água andou alguns minutos a tentar encontrar o corpo do surfista na água e a procurar agarrá-lo e só depois conseguiu fugir para terra. A força das ondas era enorme e não ajudaram o condutor a fazer o resgate”, refere.

O surfista acabou por ser agarrado e puxado, através de uma pega do colete, apenas com um braço do condutor da mota, que com o outro braço procurou fugir à força das ondas e levar a mota de água até à areia.

Foto: Ruben Barjona

Prestados primeiros cuidados, o surfista acabou por ser transportado para o hospital para observação e tratamento, onde permaneceu até ao passado domingo, encontrando-se bem de saúde, sabe o REGIÃO DE LEIRIA.

A autarquia refere também que o resgate do atleta pôs também à prova o sistema de salvamento disponibilizado pelo município, e que se tornou eficaz na resposta a um acidente em mar. “Quero agradecer a destreza de Alemão de Maresias e a prontidão de resposta dos meios em terra, como os nadadores salvadores, bombeiros, e meios técnicos, o trator e a mota de água, disponibilizados no âmbito de um plano de ação e segurança delineado entre o Município e a Capitania do Porto da Nazaré”, declarou Walter Chicharro, presidente de Câmara da Nazaré, acrescentando “também neste aspeto, a Praia do Norte continua a diferenciar-se enquanto maior spot de ondas de todo o tamanho”.

Marina Guerra (texto)
Ruben Barjona (imagem)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This