Select Page

Trokakiosque numa cabine telefónica perto de si já em abril

Trokakiosque numa cabine telefónica perto de si já em abril

Já imaginou entrar numa cabine telefónica para… ir buscar ou deixar um livro? Vai ter oportunidade de o fazer já na próxima semana, quando for inaugurada a primeira cabine de leitura do concelho, no largo 5 de Outubro.

A iniciativa, integrada no projeto Trokakiosque, que visa a promoção da leitura, resulta de uma parceria entre a Câmara de Leiria e a Fundação Portugal Telecom.

Enquanto a Fundação cede gratuitamente ao município uma cabine telefónica antiga e a primeira “coleção” de livros, a autarquia responsabiliza-se por zelar pela conservação, abertura e fecho do espaço, que funcionará, numa fase inicial, de segunda-feira a sábado, no mesmo horário da Biblioteca Afonso Lopes Vieira.

A inauguração da cabine está agendada para a próxima quinta-feira, dia 27 de abril, data de apresentação do programa de comemorações dos 20 anos da Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Anabela Graça, vereadora da Educação e pelouro da Biblioteca Municipal, explica que o objetivo é trazer para a rua o projeto que foi lançado há três anos pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e entretanto adotado pela Biblioteca Municipal e algumas bibliotecas escolares.

“Os primeiros livros vão ser oferecidos pela Fundação PT mas depois vamos manter o mesmo objetivo que é partilhar entre a comunidade o gosto pela leitura através da troca de livros, numa lógica inclusiva e solidária”, adianta Anabela Graça, referindo que, “se correr bem, será instalada brevemente uma segunda cabine”.

A troca é efetuada livremente, sem necessidade de qualquer registo ou controlo. “Este é também um projeto de cidadania e de responsabilidade e vamos pensar que todas as pessoas o vão respeitar”, acrescenta a responsável.

Quanto ao tipo de obras disponíveis, haverá inicialmente espaço para romances, biografias, livros de poesia e de viagens, para posteriormente variar de acordo com as trocas efetuadas pelos leitores.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

“Traga um seu, leve um meu – O seu passa a ser meu e o meu passa a ser seu” é o mote do Trokakiosque (Fotografia: Joaquim Dâmaso)

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a limitação da velocidade máxima a 30 quilómetros/hora nas cidades?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

Humidity: 19%
Clouds: 5%
Wind(W): 19kph
céu claro
Quinta-feira
-7°
Sexta-feira
-7°
Sábado
11°
Domingo
Segunda-feira
15°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This