Assinar
Sociedade

Proteção Civil alerta para elevado risco de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso de perigo de incêndio florestal, atendendo às elevadas temperaturas que são esperadas para o final desta semana.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso de perigo de incêndio florestal, atendendo às elevadas temperaturas que são esperadas para o final desta semana.

No aviso emitido ao final do dia de ontem, era apontada a previsão do aumento da temperatura para valores superiores a 40 graus, sobretudo no interior, alertando ainda para o aumento da intensidade do vento para esta sexta-feira, que deverá soprar moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Consequentemente, o índice de risco de incêndio é “muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior”, sendo que “o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental”.

A ANPC recorda diversos comportamentos que não são permitidos nesta altura: realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Para Leiria prevê-se uma temperatura máxima de 28 graus para esta quinta-feira e de 27 graus para amanhã, sexta-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados