Select Page

Teleassistência chega a mais 16 idosos do concelho de Leiria

A vida de 16 idosos do concelho de Leiria vai passar a ser diferente. No âmbito do projeto 10 Mil Vidas, foram ontem entregues pelo município de Leiria equipamentos de teleassistência a idosos, constituídos por um telemóvel e um relógio com botões de emergência, para que os utentes possam solicitar assistência a qualquer hora do dia, seja em questões relacionadas com saúde, segurança, solidão ou outras necessidades de apoio.

O equipamento dispõe ainda da possibilidade de programar alarmes e controlar indicadores de saúde como a tensão arterial ou os diabetes, serviços ligados remotamente a uma plataforma online da Associação Nacional de Cuidado e Saúde (ANCS), entidade que promove o projeto.

Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, destacou a importância do projeto que “tem como objetivo garantir a melhor assistência possível” aos beneficiários. “É importante que se mantenham ativos e não se coíbam de pedir ajuda”, acrescentou.

“Porque é esse o objetivo, é chegar a dez mil vidas”, afirmou Fernanda Carneiro, presidente da ANCS, que apelou também ao apoio das famílias.

O “projeto ambicioso” é cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social e tem a parceria das respetivas autarquias.  

No caso de Leiria, os 16 equipamentos foram entregues às instituições Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Coimbrão, Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira, Centro Social Paroquial dos Pousos, e Liga Social e Cultural Campos do Lis.

A distribuição de equipamentos de teleassistência iniciou-se no distrito de Leiria há cerca de um ano, com a entrega de material em Porto de Mós e em Peniche. A Câmara de Leiria pretende distribuir 50 equipamentos no espaço de 24 meses.

Considerando o potencial de impacto deste projeto de inovação e empreendedorismo social, o município de Leiria integrou um consórcio de 12 autarquias com a ANCS para a realização e submissão de candidatura ao Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, o qual foi aprovado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

A venda de bebidas açucaradas deve ser penalizada com a aplicação de novas taxas, em nome de uma alimentação saudável?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

30° Humidity: 48%
Clouds: 1%
Wind(W): 6kph
neblina
Sábado
30° 17°
Domingo
30° 19°
Segunda-feira
29° 22°
Terça-feira
25° 23°
Quarta-feira
30° 18°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This