Select Page

Centenário de Aparições encerra com video mapping, Gulbenkian e Marcelo

A última peregrinação aniversária do Santuário de Fátima e o encerramento do Centenário das Aparições de 1917 acontecem entre hoje, quinta-feira, e amanhã, dia 13, em Fátima.

Hoje à noite, depois da procissão do silêncio, cerca da meia noite, é projetado na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário um vídeo mapping criado para a ocasião.

“Fátima-Tempo de Luz” é um projeto multimédia, produzido pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, e combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original. O espetáculo dura cerca de 14 minutos e terá sete cenas. Repete nos dias 13 e 14, às 21h30.

Amanhã, dia 13, depois das celebrações litúrgicas, presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o Santuário promove a sessão solene de encerramento das celebrações do Centenário das Aparições, pelas 18h30, na Basílica do Rosário. 

A sessão, que contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa entre outro convidados, integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro. 

O alinhamento do espetáculo conta com duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente. Em palco vão estar 72 instrumentos e 32 cantores.

O concerto será transmitido em direto para os écrans exteriores do Santuário. 

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, frisou que esta é “a última grande peregrinação” deste ano de centenário, mas “não estamos a falar de um final, mas de um começo. Uma partida para uma” outra fase da vida da instituição.

Sobre o programa de celebração um pouco mais intelectual, o Reitor salientou que “Fátima foi sempre um fenómeno popular mas transversal”, procurando o Santuário chegar a todos os peregrinos.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima informa que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada dias 12 e 13, ficando impossibilitada a habitual visita aos Túmulos dos Pastorinhos.

Milhares de peregrinos  de todo o mundo estão em Fátima a acompanhar as cerimónias Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

As redes sociais estão a destruir a forma como a sociedade funciona?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

-2° Humidity: 63%
Clouds: 90%
Wind(NE): 5kph
tempo nublado
Sexta-feira
-7°
Sábado
-4°
Domingo
Segunda-feira
12°
Terça-feira
11°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This