Select Page

Centenário de Aparições encerra com video mapping, Gulbenkian e Marcelo

A última peregrinação aniversária do Santuário de Fátima e o encerramento do Centenário das Aparições de 1917 acontecem entre hoje, quinta-feira, e amanhã, dia 13, em Fátima.

Hoje à noite, depois da procissão do silêncio, cerca da meia noite, é projetado na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário um vídeo mapping criado para a ocasião.

“Fátima-Tempo de Luz” é um projeto multimédia, produzido pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, e combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original. O espetáculo dura cerca de 14 minutos e terá sete cenas. Repete nos dias 13 e 14, às 21h30.

Amanhã, dia 13, depois das celebrações litúrgicas, presididas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o Santuário promove a sessão solene de encerramento das celebrações do Centenário das Aparições, pelas 18h30, na Basílica do Rosário. 

A sessão, que contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa entre outro convidados, integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro. 

O alinhamento do espetáculo conta com duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente. Em palco vão estar 72 instrumentos e 32 cantores.

O concerto será transmitido em direto para os écrans exteriores do Santuário. 

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, frisou que esta é “a última grande peregrinação” deste ano de centenário, mas “não estamos a falar de um final, mas de um começo. Uma partida para uma” outra fase da vida da instituição.

Sobre o programa de celebração um pouco mais intelectual, o Reitor salientou que “Fátima foi sempre um fenómeno popular mas transversal”, procurando o Santuário chegar a todos os peregrinos.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima informa que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada dias 12 e 13, ficando impossibilitada a habitual visita aos Túmulos dos Pastorinhos.

Milhares de peregrinos  de todo o mundo estão em Fátima a acompanhar as cerimónias Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a mudança de nome do Estádio de Alvalade para Estádio Cristiano Ronaldo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This