Select Page

E&T Plastics e AFR Moulds adquiridas pela Atena Equity Partners

Pedro Sousa, António Mendes, António Ventura e João Rodrigo Santos Foto: Joaquim Dâmaso

A Atena Equity Partners, sociedade gestora portuguesa de “private equity”, acaba de comprar a totalidade das participações de duas empresas da Marinha Grande: a E&T Plastics e a AFR Moulds. O anúncio foi feito esta sexta-feira à tarde, pelos três administradores do grupo E&T, António Ventura, António Mendes e Pedro Sousa, e por João Rodrigo Santos, partner da Atena. O valor da aquisição não foi, no entanto, revelado.

Na próxima segunda-feira será concluída a compra de mais uma empresa da Marinha Grande pela sociedade gestora e, nos próximos meses, perto de uma dezena de empresas poderão integrar a holding que pretende constituir-se como “o maior grupo de moldes e plásticos da Península Ibérica”, referiu António Ventura. O objetivo é atingir uma faturação de 150 milhões de euros por ano, o que representa ¼ da produção de moldes nacional.

O empresário esclareceu ainda que está a ser estudada a aquisição de organizações não apenas na Marinha Grande, mas também em Oliveira de Azeméis e até fora de Portugal. Uma vez constituído, o grupo será liderado por um empresário português com carreira internacional, cujo nome não foi ainda revelado.

Quanto ao impacto que esta fusão poderá ter no tecido empresarial da região, António Ventura foi perentório: “Não há lógica nenhuma em matar o vizinho do lado.  Há uma lógica, sim, de chamar os moldes para Portugal, trazer projetos grandes e se pudermos ajudar as empresas pequenas a crescer, elas também nos vão ajudar”.

Já em termos internacionais, o empresário adiantou que o objetivo é concorrer com fornecedores alemães e italianos.

Os três administradores vão manter-se à frente do grupo E&T “por tempo indeterminado”. Asseguram que não haverá “sobressaltos” e que “a equipa será de manter”.

Para a Atena, que investe em empresas portuguesas líderes em nichos de mercado, moldes e plásticos é uma nova área de atuação. Os seus investimentos atuais são a SBW, produtor ibérico de lingote e barra de latão, a Simi, fornecedor de serviços especializados de engenharia que requeiram montagens de estruturas metálicas de elevada complexidade, e a Prado Cartolinas da Lousã.

Patrícia Duarte
patricia.duarte@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Acredita que as Termas de Monte Real irão abrir em 2018?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

Humidity: 45%
Clouds: 1%
Wind(WSW): 8kph
céu claro
Segunda-feira
Terça-feira
12°
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
-1°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This