Assinar
Leiria

Lesados do incêndio que destruiu Pinhal de Leiria unem-se para criar associação

A proposta de criação de uma associação de lesados do incêndio de 15 de outubro vai ser debatida esta quinta-feira, em Monte Real. A iniciativa parte de um grupo de pessoas que alegam ter sofrido prejuízos patrimoniais e danos morais.

Futura associação poderá abranger proprietários e outros lesados afetados pelo incêndio que deflagrou dia 15 na Burinhosa e chegou ao Carriço Foto: Joaquim Dâmaso

Proprietários e lesados pelo fogo que lavrou na zona de Leiria a 15 de outubro participam esta quinta-feira, dia 26, numa primeira reunião onde será proposta a constituição de uma associação de lesados.

“Preparar a defesa dos interesses dos lesados e da região face ao estado de calamidade” resultante do incêndio é um dos objetivos da iniciativa, promovida por um grupo de pessoas que sofreram prejuízos diretos (danos patrimoniais) e indiretos (danos morais).

Nascido e criado na Praia do Pedrógão, José Pacheco, um dos promotores da ação, inclui-se no segundo grupo. “Não tive a infelicidade de ter prejuízos patrimoniais, mas, como outras pessoas, nasci à beira do Pinhal de Leiria, e pensamos que nos devíamos juntar todos para pensar o futuro do Pinhal de Leiria”.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, José Pacheco adianta que há quem defenda que “há responsabilidade criminal dos titulares dos cargos públicos por omissão de auxílio nos incêndios” e este será um dos temas a debater.

“Mas se haverá aqui algumas duvidas, não temos qualquer dúvida de que há responsabilidade civil do Estado”, afirmou, sublinhando que “muitas pessoas vão procurar respostas nesta possível associação que se pretende organizar para que seja uma voz ativa dos proprietários lesados” e os represente “no diálogo com o Estado”.

O problema não passa apenas pelas indemnizações, explica ainda José Pacheco, frisando que “as pessoas também querem saber o que é que se vai fazer”.

O encontro está marcado para as 20h30, na Quinta do Picoto, em Monte Real, na sede da Associação Pinea, que cede as suas instalações para o efeito.

MR

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados