Assinar
Alcobaça

Aluno da Secundária D. Inês de Castro batiza asteroide

Inicialmente designado por 2012 FF25, objeto tem sido observado nos últimos anos pelos mais importantes telescópios do mundo, mas o asteroide levou quase 6 anos a ser validado.

Paulo Carapito e Bernardo Figueiredo, professor e aluno, têm o desafio de escolher um nome para o objeto planetário

Um aluno e um professor da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, estão entre os escolhidos para atribuir o nome a um objeto do Sistema Solar.

Trata-se de um asteroide que foi descoberto por quatro equipas de alunos e professores do nosso país em 2012, mas as regras da União Astronómica Internacional obrigaram a quase seis anos de espera até a descoberta poder ser oficializada.

A campanha que levou à descoberta do asteroide 2012 FF25 pelos alunos portugueses envolveu escolas e universidades de todo o mundo, em parceria com o programa internacional de procura de pequenos corpos do Sistema Solar, IASC (International Asteroid Search Collaboration), com sede na Universidade de HardinSimmons, no Texas.

Em Portugal, a organização das campanhas é feita pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de astronomia.

A sorte de descobrir o objeto 2012 FF25 coube às equipas da Escola Secundária D. Maria II, (Braga), Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço D’Arcos), Agrupamento de Escolas de Valpaços e a Escola Secundária D. Inês de Castro (Alcobaça), com uma equipa constituída por Bernardo Figueiredo e o professor Paulo Carapito

Inicialmente designado por 2012 FF25, este objeto tem sido observado nos últimos anos pelos mais importantes telescópios do mundo, mas o asteroide levou quase 6 anos a ser validado, com várias observações subsequentes que serviram para determinar com rigor as suas órbitas e posições.

A descoberta foi finalmente oficializada pelo Minor Planet Center, que inclui agora o asteroide no catálogo dos corpos do Sistema Solar, e que lhe irá atribuir o nome escolhido pelos seus descobridores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados