Assinar
Leiria

E se convidasse a “Família do Lado” para almoçar ao domingo?

Convidar uma família de outra nacionalidade para partilhar um almoço de domingo ou aceitar o convite para provar iguarias de outra cultura é o desafio do evento Família do Lado, que acontece a 26 de novembro em Leiria.

Em 2012, sete famílias portuguesas receberam em Leiria imigrantes para almoçar Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Convidar uma família de outra nacionalidade para partilhar um almoço de domingo ou aceitar o convite para provar iguarias de outra cultura e dois dedos de conversa é o desafio que a Associação Fazer Avançar (AFA) volta a lançar no âmbito do evento Família do Lado. A data já está marcada: acontece a 26 de novembro.

O projeto, que em Leiria e em Portugal teve a sua primeira edição em 2012, surgiu pela primeira vez na República Checa em 2004 com o objetivo de aproximar diferentes grupos de pessoas. O projeto foi entretanto adotado por oito países da União Europeia – Eslováquia, Espanha, Bélgica, Hungria, Itália, Malta, Portugal e República Checa – que anualmente, na mesma data e à mesma hora (13 horas), celebram a interculturalidade e a diversidade, promovendo o convívio entre grupos de comunidades imigrantes, refugiados e pessoas locais.

O encontro-almoço junta à mesma mesa uma família imigrante, uma família local e um facilitador, que faz a ponte entre as famílias.

Os interessados em participar podem inscrever junto da AFA como família anfitriã ou família convidada para uma experiência gastronómica multicultural através do site www.worldmeal.org. Quem estiver interessado em ajudar a coordenar o evento pode por sua vez contactar a associação pelo email geral@fazeravancar.org.

Entretanto, a nova plataforma WorldMeal, desenvolvida pela AFA, permitirá que, no futuro, o evento Família do Lado possa ser organizado em qualquer momento – por exemplo, um jantar de Natal, celebrar o Eid al Fitr ou um almoço de domingo.

Em 2012, sete famílias portuguesas e outras tantas estrangeiras participaram na primeira edição da “Família do Lado” realizada em Leiria, iniciativa que se tem repetido anualmente.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados