Assinar
Pombal

Primeira mulher no curso de submarinista é de Pombal

Pombalense tem 29 anos, ingressou na Marinha em janeiro de 2007 e é a primeira mulher a concorrer ao curso de especialização em submarinos.

A marinheira Noemie Rodrigues Freire foi ontem recebida em audiência pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Silva Ribeiro, que pretendeu inteirar-se das motivações que levaram esta militar, natural de Pombal, a concorrer ao curso de especialização em submarinos.

Durante o encontro, o Chefe de Estado-Maior da Armada incentivou ainda a jovem a “empenhar-se com determinação no exigente curso, para que possa ser a primeira mulher a integrar a guarnição de um submarino português”.

A primeiro marinheiro Noemie Rodrigues Freire tem 29 anos e ingressou na Marinha em janeiro de 2007 para a Classe de Operações (OP).

Embarcou em março 2008 no NRP Corte-Real como auxiliar de navegação. Participou em diversos exercícios nacionais e internacionais, Operação ALLIED PROTECTOR em 2009, Apoio a População em Fevereiro 2010 nas cheias da Madeira, OPERAÇÃO ATALANTA 2012. Em Março de 2013 iniciou uma comissão no Centro de Operações Marítimas (COMAR), como operadora de sistemas no MRCC Lisboa.

Em fevereiro de 2016 embarcou no NRP Bartolomeu Dias, integrando o Departamento de Operações como Operador de Informação e Sistemas de Combate e mais tarde como Auxiliar de Navegação, revela a Marinha Portuguesa.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados