Assinar

À dúzia é mais saboroso segundo o Guia Michelin

Vai uma refeição? Confira os restaurantes da região distinguidos no guia que é uma referência mundial sobre espaços de restauração.

Vai uma refeição? Confira os restaurantes da região distinguidos no guia que é uma referência mundial sobre espaços de restauração.

A última edição do Guia Michelin Espanha e Portugal, publicada no início do mês passado, destaca 12 restaurantes do distrito de Leiria e concelho de Ourém, que receberam os títulos “Prato Michelin” ou “Bib gourmand”, entre 199 estabelecimentos portugueses.

O título “Bib Gourmand” distingue as casas que oferecem boa comida a preços moderados e a categoria “Prato Michelin” é atribuída a restaurantes com uma cozinha de qualidade. E há, claro, a “Estrela Michelin”, que premeia os melhores do mundo.

Os restaurantes Dom José, no Bombarral, e Casinha Velha, em Leiria, são os únicos da região distinguidos com o “Bib Gourmand”. Sobre o Dom José, os inspetores do Guia Michelin escrevem que é “uma casa familiar que dá gosto recomendar, de estética atualizada e com uma agradável esplanada exterior”. Em sua opinião, “propõe uma cozinha caseira que se afasta de floreados e aposta na honestidade”.

“Uma casa de organização familiar e ambiente acolhedor. Tem uma sala de jantar rústica provida de curiosos detalhes de inspiração regional. Cozinha caseira e saborosa, com uma carta de vinhos de destacar com mais de mil referências!” – dizem os inspetores, anónimos, sobre a Casinha Velha.

O restaurante Atlantik Corner, do leiriense Nuno Goucha, em Madrid, recebeu o mesmo título. “É uma opção interessante com uma atmosfera descontraída de estilo bistrô, com gastronomia internacional e atlântica. A base da carta é galega e portuguesa”.

Entre as casas que obtiveram o “Prato Michelin”, realce para O Convite, em Fátima, e Paços da Rainha, em Monte Real, classificados na categoria “Ótimo Nível”. No primeiro, o guia destaca “a confortável sala de jantar de linha clássica-atual” e a “carta tradicional bastante completa, com pratos elaborados”, enquanto do segundo evidencia o “ambiente requintado e acolhedor, com uma excelente decoração” e a “aposta numa cozinha de autor inovadora com influência tradicional portuguesa e mediterrânica”.

Em Portugal receberam o título “Bib gourmand” 37 restaurantes, enquanto 139 foram distinguidos com o “Prato Michelin”, 18 receberam uma estrela e cinco ganharam duas estrelas.

Nota: Adaptação de notícia publicada na edição de 7 de dezembro de 2017


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados