Assinar
Leiria

Edição do REGIÃO DE LEIRIA dedicada à inclusão tem versão em Braille

A primeira edição do ano do REGIÃO DE LEIRIA é especial. Além de ser quase totalmente dedicada à diferença e à inclusão, foi também publicada em Braille, versão que vai estar disponível nas bibliotecas municipais da região.

A edição que o REGIÃO DE LEIRIA dedicou esta semana à inclusão tem versão em Braille. São 25 os exemplares que o CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital) do Politécnico de Leiria imprimiu no âmbito de uma parceria com o semanário, e que vão ficar disponíveis nas bibliotecas municipais dos 16 concelhos do distrito de Leiria, do concelho de Ourém, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e do CRID. 

Esta edição especial foi ainda oferecida esta manhã à secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que presidiu à inauguração no seminário “Literacia Braille no Século XXI”, que decorre esta quinta-feira, na ESECS, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Braille.

Cada exemplar em Braille tem 70 páginas, que reproduzem as principais reportagens da edição desta semana (versadas em 17 páginas) sobre temáticas ligadas à deficiência e inclusão, em várias áreas.

Esta que foi a primeira edição do ano contou com a colaboração especial de Célia Sousa, coordenadora do CRID, convidada para ser a diretora por uma semana.

Ainda na versão semanal do REGIÃO DE LEIRIA, as páginas da secção Voz da Região foram impressas em letra aumentada para responder às necessidades de pessoas com baixa visão, enquanto a legenda das fotografias do Visto está em pictogramas (sistema pictográfico de comunicação) para pessoas com incapacidade inteletual e baixa literacia.

 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados