Select Page

Primeiro-ministro planta sobreiro e anuncia aposta em Pinhal mais resistente (vídeo)

Primeiro-ministro planta sobreiro e anuncia aposta em Pinhal mais resistente (vídeo)

O primeiro-ministro António Costa plantou na tarde desta segunda-feira, em Vieira de Leiria, um sobreiro. De visita ao Pinhal de Leiria que ardeu em mais de 85% a 15 de outubro, António Costa explicou a razão de ser de se avançar com a plantação de um sobreiro numa zona de Pinhal.

Afinal, explicou, em Vieira de Leiria, uma faixa de sobreiros resistiu ao fogo. É a “prova da resistência que o sobreiro tem, completamente diferente da que tem o pinheiro bravo ou o eucalipto perante as chamas”. O primeiro ministro adiantou que o Pinhal vai ter pinheiro, mas terá de apostar-se também na diversidade de espécies para criar uma mancha florestal mais resistente ao fogo.

O chefe do governo visitou ainda um local, junto à estrada que liga Vieira de Leiria à Marinha Grande, e onde está já a decorrer o corte de madeira queimada no incêndio de outubro (como se pode ver no vídeo em baixo). A visita decorreu no âmbito da apresentação da estratégia de recuperação do Pinhal de Leiria. 

Foi ainda anunciado que a madeira vai ser vendida em hasta pública. No total, deverão ser colocados em hasta pública 1,7 milhões de metros cúbicos de madeira das matas nacionais do litoral.

Esta madeira poderá valer cerca de 35 milhões de euros, estimou o presidente do ICNF, Rogério Rodrigues.

Carlos S. Almeida
Jornalista
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt

Joaquim Dâmaso
Fotojornalista
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Trackbacks / Pingbacks

  1. Seis meses sem o Pinhal do Rei - Naturalmente! - […] o primeiro-ministro deslocou-se à Marinha Grande onde plantou um sobreiro, referindo que “terá de apostar-se também na diversidade de…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

O Governo português informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This